CNBB critica adoção de crianças por gays
Entidade se diz contra decisão do STJ que garante direito a homossexuais; "nem sempre o que é legal é moral e ético", afirma
Pastor evangélico tem posição semelhante à da Igreja Católica; para Federação Espírita Brasileira, o mais importante é o amor
A adoção por casais gays, direito reconhecido em decisão inédita anteontem pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), tira da criança a possibilidade de crescer em um ambiente familiar formado por pai e mãe, afirma o padre Luiz Antônio Bento, assessor da comissão para vida e família da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
Nem sempre o que é legal é moral e ético, afirma ele. "Cremos que a questão da adoção por casais homossexuais fere o direito da criança de crescer nessa referência familiar."
Para padre Bento, as crianças têm o direito de conviver com as figuras masculina e feminina no papel de pais.
A decisão do STJ tratou do caso específico de duas mulheres de Bagé (RS) e pode influenciar processos futuros. O caso será analisado pelo Supremo Tribunal Federal.
O pastor Paulo Freire, presidente do conselho de doutrina da igreja evangélica Assembleia de Deus, tem posição semelhante a do padre Bento.
"A criança precisa da figura do pai e da mãe para entender a vida", afirmou.
Para Freire, a instituição não é contra homossexuais. "Somos contra o casamento deles." Continua e diz que a existência de dois pais ou duas mães confunde a criança sobre as figuras tradicionais da paternidade.
"Se a criança não tem um pai e vive só com a mãe, sabe, mesmo assim, o que é a figura do pai. O casal homossexual que adota, foge disso", diz o pastor.
A FEB (Federação Espírita Brasileira) discorda de que a adoção por um casal gay pode ter efeitos negativos sobre a criança. "O mais importante em termos de educação e família é o amor. Com ele, não se entra na questão da sexualidade", disse Geraldo Campetti, diretor-executivo da FEB.
Para Campetti, o importante é a preservação da família e a formação do caráter. "O maior problema das uniões é a promiscuidade, tanto em relações entre homem e mulher quanto em relações entre pessoas do mesmo sexo."
Para Toni Reis, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), as críticas à decisão do STJ incitam o preconceito. "Casais de homem e mulher com filhos representam hoje 50% das famílias. Filhos criados com avó, pais e mães solteiros... todos, então, têm problemas?", critica.
quinta-feira, 29 de abril de 2010
MUITO ENGRAÇADO:Justiça condena Clodovil, morto em 2009, a pagar indenização para Ronaldo Ésper
A Justiça condenou o estilista e deputado federal Clodovil Hernandez a pagar R$ 5.000 de indenização por danos morais ao estilista Ronaldo Ésper. Clodovil morreu em março de 2009, mas a Justiça autorizou o pagamento da sentença através do seu espólio.
A decisão foi tomada no dia 13 de abril pela juíza Maria Carolina Mattos, da 14ª Vara Cível de São Paulo. O processo foi aberto em 24 de agosto de 2005, após Clodovil ter dito durante entrevista a uma revista que Ésper roubou obras de arte na Itália.
O valor da sentença proferida pela juíza é metade do valor pedido por Ésper, de R$ 10mil. A decisão foi tomada em primeira instância e ainda cabe recurso.
Injúria e calúnia
Apesar de os dois trocarem acusações em processos na Justiça, Ésper afirmou que era muito amigo de Clodovil, em março 2009, durante entrevista à Folha.
"Era atribulada, mas sempre houve amizade entre nós", afirmou Ésper, que mantém um processo de injúria e calúnia contra Clodovil, que também processou Ésper pelos mesmos motivos.
"Nos falamos há 15 dias e quase morremos de rir. Nós temos essa contenda judiciária, que eu insistia para a gente terminar. Mas ele me dizia que não dependia dele, mas de sua advogada", afirmou Ésper na ocaisão.
"Apesar de tudo, a gente ria e conversava. Depois de cada audiência, a gente saia do tribunal rindo com o outro", concluiu.
Furto
O estilista Ronaldo Ésper, 62, foi detido em flagrante em janeiro de 2007 no cemitério do Araçá, em Pinheiros (zona oeste de SP), tentando furtar dois vasos.
Funcionários do cemitério testemunharam a ação do estilista. Abordado pelo administrador do local, Ésper afirmou que o túmulo no qual os vasos estavam era de uma tia, mas não conseguiu confirmar o parentesco.
Os dois vasos já estavam dentro do Fusca do estilista. Os funcionários do cemitério chamaram os guardas metropolitanos, que levaram o costureiro até a delegacia.
Compartilhe
Adriano garante a vitória do Mengão
Na raça e na superação, o Mengão saiu na frente por uma vaga nas quartas de final da Libertadores, aos vencer o Corinthians, por 1 a 0, gol de Adriano, de pênalti. Na próxima semana, no Pacaembu, o Rubro-Negro joga por um empate. Pior em campo, Ronaldo teve atuação patética.
A chuva antes da partida deixou o campo impraticável para o futebol. Quando a bola rolou, ainda havia muitas poças. A alternativa foi apelar para as bolas aéreas. O primeiro a ameaçar foi o Corinthians, em um cruzamento de Roberto Carlos, que Rômulo afastou. O Flamengo respondeu pouco depois, com Léo Moura, que recebeu cruzamento de Juan e chutou rente à trave.
O Fla continuou tentando e teve boa chance aos 16. Michael bateu falta na área, e Vagner Love cabeceou para o meio da área para Adriano, mas o goleiro corintiano se antecipou. Na sequência, Michael fez falta boba em Jucilei e levou o cartão amarelo.
O Mengão seguia em cima e perdeu ótima chance aos 36. Love caiu pela esquerda e cruzou para Léo Moura que, embaixo do gol, não alcançou a bola. Um minuto depois, Michael fez outra falta desnecessária e, como já tinha amarelo, foi expulso.
No início do segundo tempo, o Corinthians quase abriu o placar com Moacir, mas Bruno evitou. Na sequência, Juan acertou a trave, em uma falta que o goleiro corintiano fez golpe de vista. O gol do Fla estava amadurecendo e saiu aos 20. Juan sofreu pênalti, e Adriano marcou. O Imperador quase ampliou aos 33, mas o goleiro Julio Cesar fez grande defesa e a bola ainda bateu no travessão.
Depois, a Nação Rubro-Negra ainda fez a festa quando Ronaldo foi substituído por Souza e tomou uma sonora vaia.
SEM GRACINHAS NA SELEÇÃO DE DUNGA
Nada de humoristas
Sem gracinhas no treino da Seleção!
CBF limita atuação de humoristas na Copa
Veto é adotado depois de a seleção ser perturbada
A CBF restringiu a atuação dos humoristas nos treinos da seleção brasileira durante a Copa da África do Sul. Mesmo credenciados pela Fifa, os integrantes dos programas não vão poder entrevistar os jogadores e o técnico Dunga no Mundial, que começa em 11 de junho.
""Os humoristas vão poder filmar e assistir aos treinos normalmente, mas não poderão perguntar. O trabalho deles não é compatível com o jornalístico e acaba desvirtuando as entrevistas", disse o assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva.
Os jogadores são os alvos preferidos dos humoristas na Granja Comary. Em 2009, o atacante Adriano foi hostilizado por Zina, do ""Pânico na TV", da Rede TV!, em um treino. Ele não gostou da atitude do humorista e protestou com a comissão técnica. Os atletas mais famosos quase viram piada.
No sábado passado, em Porto Alegre, Dunga precisou chamar a polícia para afastar os integrantes do programa "Legendários", da Record. Eles fizeram campanha em frente à casa do técnico em prol da convocação do santista Neymar.
O ator Marcelo Marrom declarou ter ocorrido um mal-entendido: ""Em nenhum momento tivemos uma postura invasiva. Atendemos a todas as solicitações feitas pela autoridade policial. Como repórter, a intenção foi trazer com humor o assunto que está na mídia."
Um dos apresentadores do "CQC", da Band, Marcelo Tas crê que a decisão da CBF não atrapalhará os profissionais do programa no Mundial. "Nosso cotidiano sempre é difícil. Temos problemas também no Congresso, em campanhas políticas. Não acredito que essa decisão afetará muito o nosso trabalho", declarou Tas.
A Band tem os direitos da Copa e vai mandar uma equipe do humorístico para a África.
Uma equipe do ""Casseta & Planeta", da TV Globo, também vai trabalhar no Mundial.
Cláudio Manoel ironizou no Twitter a decisão da CBF. "A gente já tem um técnico que é uma piada e um meio-campo comédia, não precisamos de mais nada'", brincou ele.
O presidente da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), Maurício Azêdo, apoiou a decisão da entidade. ""Somos favoráveis à liberdade de acesso às fontes de informação aos jornalistas e não aos humoristas, que muitas vezes têm formulação agressiva", afirmou Azêdo. (SÉRGIO RANGEL)
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Jornal faz pôster sobre "traição de Gordonaldo" e lembra caso dos travestis
A provocação a Ronaldo começou. O tablóide popular Meia Hora, do Rio de Janeiro, não poupou o atacante do Corinthians. Com direito a pôster acusando o “Gordonaldo” de traição, o diário destaca a presença de travestis no Maracanã para o duelo diante do Flamengo, nesta quarta, brinca com os pesos do Fenômeno e de Adriano e ainda afirma que o camisa 9 alvinegro está com medo dos flamenguistas.
Logo em sua capa, o tablóide avisa: “O Maraca vai afundar! Seu Barriga e Nhonho cara a cara”, apresentando uma montagem de Adriano e Ronaldo e os famosos personagens do seriado “Chaves” dentro do Maracanã. Mas outro destaque chama a atenção. “Grátis! Pôster pra zoar o Ronaldo”, oferece o diário.
O pôster mexe com a conturbada relação entre Flamengo e Fenômeno: “Você pagou com traição, Gordonaldo”. A mensagem remete ao acerto de Ronaldo com o Corinthians em 2008. Quando assinou com o clube paulista, o jogador foi acusado de traição pelos flamenguistas.
Explica-se: Ronaldo é flamenguista de coração e conduziu parte da recuperação de sua lesão no joelho na Gávea, em 2008. No entanto, alegando que não recebeu uma proposta séria com um projeto para defender as cores do clube carioca, o camisa 9 fechou com o Corinthians e despertou a ira dos rubro-negros.
O Meia Hora ainda afirma que Ronaldo está com medo dos flamenguistas. A chegada antecipada do jogador ao Rio de Janeiro, um dia antes do restante da delegação, virou argumento para o tablóide. “Ronaldo, cadê você? Com medo da Nação, Fenômeno chega antes e fica escondido no quarto do hotel”, é a chamada elaborada pelo diário.
O episódio envolvendo os travestis em 2008 também rendeu manchetes provocativas. Com declarações do torcedor José Carlos Peruano, líder dos protestos contra Ronaldo, o Meia Hora destaca que 20 travestis foram contratados para provocar o atacante do hotel corintiano ao Maracanã.
Há dois anos, o Fenômeno protagonizou um dos episódios mais polêmicos de sua carreira. No Rio de Janeiro, dois travestis o acusaram de não pagar um suposto programa. O atacante se defendeu e se disse vítima de extorsão.
Mas não foi só o Meia Hora que brincou com o clássico desta noite. O tablóide Campeão traz em sua manchete um “apelo” para Adriano: “Atropela, Imperador! Depois de passar zerado pelo bafômetro, Adriano vai partir pra cima do Timão de Ronaldo no jogão de hoje”. Na última segunda-feira, o atacante do Flamengo se submeteu ao teste do bafômetro e foi “aprovado”.
O diário ainda repercute a pesquisa do Datafolha que apontou empate técnico no tamanho das torcidas de Corinthians e Flamengo. “Só faltava essa agora...”, estampa o Campeão, trazendo uma declaração da presidente rubro-negra, Patrícia Amorim. “Recebi esta notícia com muito bom humor”, disse a mandatária do Flamengo.
terça-feira, 20 de abril de 2010
Adriano Imperador já tem novo affair: Ana Cristina Carlucio
Pelo visto, a fila andou rápido para Adriano (o Imperador). Dias depois de ter rompido o noivado com Joana Machado, o jogador do Flamengo foi fotografado com a estudante Ana Cristina Carlucio.
A jovem tem 26 anos, é de São Gonçalo, estudou odontologia na Estácio de Sá de Niterói e, atualmente, faz um curso de estética no Senac. O clima de intimidade entre Adriano e Ana Cristina tem razão de ser: os dois já se conhecem de outros carnavais. A morena esteve até na famosa festinha que o jogador deu em sua casa em março do ano passado. Só resta saber se o caso vai virar namoro. Em tempo: a gaúcha Cassia Menega, ex do Imperador, está passando uma temporada no Rio...
50 ANOS DE BRASILIA: O QUE COMEMORAR (?)
Brasília completa 50 anos nesta quarta-feira
Cidade se tornou a capital do Brasil em 21 de abril de 1960
Brasília não foi formada ao acaso. Foi criada para substituir o Rio de Janeiro como a capital do Brasil.
No dia 7 de setembro de 1922, foi lançada a pedra fundamental de Brasília, próxima a Planaltina. O projeto urbanístico escolhido foi aquele apresentado por Lúcio Costa, com desenho do arquiteto Oscar Niemeyer e paisagismo de Burle Max.
Em 21 de abril de 1960, Brasília se tornava a capital do nosso país.
Em 7 de dezembro de 1987, a cidade de Brasília foi incluída na Lista do Patrimônio Mundial, Cultural e Nacional da UNESCO. Brasília foi escolhida por seu valor excepcional e interesse universal, cujo desaparecimento constituiria em enorme perda para toda a humanidade.
RACISMO NO FUTEBOL:STJD nega suspensão preventiva a Danilo e Manoel
Zagueiros de Palmeiras e Atlético/PR poderão atuar na partida de volta da Copa do Brasil
Atroca de farpas entre os zagueiros Manoel, do Atlético Paranaense, e Danilo, do Palmeiras, que ofendeu o rival com o xingamento "macaco do c...", não gerará nenhuma punição aos atletas por enquanto. Um dia após a denúncia conduzida pelo procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, o presidente do tribunal, Virgílio Val, indeferiu o pedido de suspensão ao defensor alviverde solicitado pela Procuradoria.
Apesar de ainda não estarem livres dos problemas com o STJD, os dois jogadores estão liberados para entrar em campo nesta quarta-feira no duelo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, em Curitiba. O julgamento deve ser realizado somente na próxima semana. Caso pegue a pena máxima, Danilo terá 22 jogos de gancho, por conta de ato discriminatório relacionado à cor da pele.
A confusão entre os atletas se agravou depois que Manoel foi à delegacia mais próxima ao Parque Antártica, local do primeiro jogo das oitavas de final - vencido pelo Palmeiras por 1 a 0 -, e apresentou queixa contra ato racista de Danilo. O palmeirense chegou a pedir desculpas públicas no dia seguinte. De qualquer forma, as torcias organizadas do Furacão prometem receber o adversário paulista de forma pouco amistosa nesta quarta-feira.
sexta-feira, 16 de abril de 2010
MAIS UM CASO DE RACISMO NO FUTEBOL:STJD solicita imagens
Procuradoria irá analisar atitudes de Danilo, do Palmeiras, e Manoel, do Atlético/PR, para efetuar denúncias
Além de caso de polícia, o episódio envolvendo Danilo, do Palmeiras, e Manoel, do Atlético/PR, será analisado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O procurador-geral Paulo Schmitt informou ao site Justicadesportiva.com.br que pedirá as imagens para tomar providências.
“Vamos ver o lance e analisar. O que identificarmos de infração iremos denunciar, e o que não conseguirmos iremos solicitar a instauração de um inquérito”, declarou Schmitt, ressaltando que a punição para o ato de racismo existe na Justiça Desportiva brasileira desde 2006 e que até o clube do jogador infrator pode sofrer punição.
Siga o JD pelo Twitter!
Em uma disputa de bola, Manoel deu uma cabeçada em Danilo, que revidou cuspindo e, em seguida, o defensor palmeirense teria chamado o adversário de “macaco”. O jogador rubro-negro, por sua vez, admitiu ter dado um pisão em Danilo num lance posterior. O árbitro Marcelo de Lima Henrique, que apitou a partida vencida pelo Palmeiras, não puniu os jogadores.
O novo Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) prevê punição aos infratores por cada ato praticado em campo. A cusparada, tipificada no artigo 254-B, pode render punição de seis a doze jogos ao palmeirense. Além disto, caso seja comprovada a atitude racista, Danilo também poderá responder ao artigo 243-G (praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão da cor), que prevê suspensão de cinco a dez partidas. Já Manoel corre o risco de ser denunciado duas vezes no artigo 254-A (agressão física), inciso I, pela cabeçada e também pelo pisão confesso em Danilo. A punição prevista no artigo é de suspensão de quatro a 12 jogos.
Após o jogo, Manoel registrou um boletim de ocorrência no 23º Distrito Policial de São Paulo. Danilo foi enquadrado no artigo 140, parágrafo 3º, do Código Penal (injúria qualificada por racismo). A pena prevista varia de um a três anos de prisão. O jogador palmeirense não compareceu à delegacia.
Para os palmeirenses, a polêmica criada pelos paranaenses foi premeditada. “Foi mais uma tentativa deles (Atlético/PR) de criar animosidade, um clima ruim, para o jogo da volta”, comentou o diretor de futebol, Savério Orlandi, sobre a acusação de racismo.
O Palmeiras venceu por 1 a 0 e pode até empatar o jogo de volta para avançar às quartas de final da Copa do Brasil. O reencontro será na próxima quarta-feira, dia 21 de abril, na Arena da Baixada. O classificado deste duelo enfrentará o vencedor de Atlético/GO e Santa Cruza na próxima fase.
Além de caso de polícia, o episódio envolvendo Danilo, do Palmeiras, e Manoel, do Atlético/PR, será analisado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O procurador-geral Paulo Schmitt informou ao site Justicadesportiva.com.br que pedirá as imagens para tomar providências.
“Vamos ver o lance e analisar. O que identificarmos de infração iremos denunciar, e o que não conseguirmos iremos solicitar a instauração de um inquérito”, declarou Schmitt, ressaltando que a punição para o ato de racismo existe na Justiça Desportiva brasileira desde 2006 e que até o clube do jogador infrator pode sofrer punição.
Siga o JD pelo Twitter!
Em uma disputa de bola, Manoel deu uma cabeçada em Danilo, que revidou cuspindo e, em seguida, o defensor palmeirense teria chamado o adversário de “macaco”. O jogador rubro-negro, por sua vez, admitiu ter dado um pisão em Danilo num lance posterior. O árbitro Marcelo de Lima Henrique, que apitou a partida vencida pelo Palmeiras, não puniu os jogadores.
O novo Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) prevê punição aos infratores por cada ato praticado em campo. A cusparada, tipificada no artigo 254-B, pode render punição de seis a doze jogos ao palmeirense. Além disto, caso seja comprovada a atitude racista, Danilo também poderá responder ao artigo 243-G (praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão da cor), que prevê suspensão de cinco a dez partidas. Já Manoel corre o risco de ser denunciado duas vezes no artigo 254-A (agressão física), inciso I, pela cabeçada e também pelo pisão confesso em Danilo. A punição prevista no artigo é de suspensão de quatro a 12 jogos.
Após o jogo, Manoel registrou um boletim de ocorrência no 23º Distrito Policial de São Paulo. Danilo foi enquadrado no artigo 140, parágrafo 3º, do Código Penal (injúria qualificada por racismo). A pena prevista varia de um a três anos de prisão. O jogador palmeirense não compareceu à delegacia.
Para os palmeirenses, a polêmica criada pelos paranaenses foi premeditada. “Foi mais uma tentativa deles (Atlético/PR) de criar animosidade, um clima ruim, para o jogo da volta”, comentou o diretor de futebol, Savério Orlandi, sobre a acusação de racismo.
O Palmeiras venceu por 1 a 0 e pode até empatar o jogo de volta para avançar às quartas de final da Copa do Brasil. O reencontro será na próxima quarta-feira, dia 21 de abril, na Arena da Baixada. O classificado deste duelo enfrentará o vencedor de Atlético/GO e Santa Cruza na próxima fase.
ZAGUEIRO VÍTIMIA DE RACISMO, O MANOEL É DE BACABAL (MA)
O zagueiro Manoel, do Atlético-PR, é maranhense e jogou diversas vezes em São Luís, quando atuava nas categorias de base do Americano, time da cidade de Bacabal, local de seu nascimento.
Manoel, de 19 anos, se transferiu para o Atlético-PR em 2006, onde completou sua formação como jogador. Promovido no ano passado ao time profissional, agarrou a oportunidade e não perdeu mais a posição de titular.
RACISMO NO FUTEBOL:Danilo, do Palmeiras, cospe em Manoel, do Atlético-PR, durante partida da Copa do Brasil
Após a vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o Atlético-PR, nesta quinta-feira, no Palestra Itália, pela Copa do Brasil, o zagueiro atleticano Manoel acusou o palmeirense Danilo de tê-lo chamado de macaco.
"O Danilo cuspiu em mim e me chamou de macaco. Ser chamado de macaco é a pior coisa que tem", disse Manoel.
Para o diretor de futebol do Furacão, Ocimar Bolicenho, o clube vai entrar na justiça contra Danilo.
"É uma coisa absurda. Vamos à delegacia fazer uma queixa-crime contra o Danilo, que cuspiu na cara do Manoel e o chamou de macaco. Vamos levar isto à Justiça até o momento final. Ele já foi violento em outros jogos do Atlético", explicou.
Danilo não concedeu entrevista após a partida. Ele atuou no Atlético-PR antes de se transferir para o Palmeiras .
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Ex-stripper é exonerada pelo governo do Pará
Dois dias depois de nomear a ex-atriz de performances eróticas, DJ e ecologista Élida Braz como assessora especial de seu gabinete, a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), voltou atrás e anunciou hoje que anulará o decreto de nomeação.
O governo do Pará não divulgou o motivo da exoneração, anunciada depois da publicação de reportagem sobre a nomeação na edição de hoje da Folha.
Élida, que usa em suas apresentações como DJ o codinome Lady Green, "a musa da sustentabilidade", ganharia cerca de R$ 1.500 pelo cargo.
A nomeação de Élida gerou críticas na internet à governadora, que concorrerá à reeleição neste ano e que em 2007 nomeara para o mesmo cargo uma manicure e uma esteticista --já exoneradas.
Posts em blogs e no Twitter ironizaram a contratação de Élida, famosa em Belém por encenar danças eróticas com cobras, usar pouca roupa e ser mulher de André Lobato, o Kaveira, político, promotor cultural, "artista multimídia" e, como ela, ecologista.
Kaveira, 49, e Élida, 30, são filiados ao PV há 11 anos e casados há 17.
Antes de abraçarem a ecologia, causaram anos de polêmica com a boate Mystical, um "teatro dance", segundo ele, onde "atores faziam espetáculos de diversos fetiches" sexuais.
Dentre os atores, estava Élida, que contracenava com os répteis.
Renato Aragão passa bem, mas segue internado após cirurgia
O comediante Renato Aragão, que se acidentou nesta quinta-feira (15) durante as gravações de seu programa na Globo, está descansando em um quarto do hospital Barra D'Or, na zona oeste do Rio de Janeiro.
Renato Aragão passa bem após quebrar o nariz em um acidente durante gravações
De acordo com a Central Globo de Comunicação, o humorista, conhecido pelo personagem Didi, passa bem e está recebendo a visita de familiares.
Além da família de Renato Aragão, estiveram no hospital colegas do humorista, como Roberto Guilherme, intérprete do Sargento Pincel, e Jacaré.
Renato quebrou o nariz e cortou a testa após um tombo no Projac, complexo de estúdios da Globo no Rio.
A previsão inicial era de que ele tivesse alta no próximo sábado, mas a Globo diz que ele pode deixar o hospital ainda amanhã.
Filho de Sarney ajudou a fazer 'consórcio paralelo', afirma PF
TCU também vê manobra "ilícita" e "grave" na ferrovia Norte-Sul, obra do PAC
Grampos mostram que acordo incluiu empresa de fachada e pagamento de propina; empresário vê "denúncias requentadas"
LEONARDO SOUZA
RENATA LO PRETE
DA FOLHA DE S.PAULO
O empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), ajudou a fechar acordo clandestino pelo qual um grupo de empreiteiras burlou o processo de licitação e é acusado de desviar dinheiro público da principal obra ferroviária do país.
A fraude, apontada pela Polícia Federal e pelo Tribunal de Contas da União, deu-se em um trecho da ferrovia Norte-Sul. Orçada em mais de R$ 1 bilhão, a construção faz parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a vitrine eleitoral da pré-candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT).
O projeto é administrado pela Valec, estatal ligada ao Ministério dos Transportes há anos sob influência direta de José Sarney. Ulisses Assad, diretor da empresa à época do esquema, foi nomeado por indicação do presidente do Senado.
A licitação para o contrato 013/06, que trata do trecho entre os municípios goianos de Santa Isabel e Uruaçu, foi vencida pela Constran. Porém, numa subcontratação "ilícita" e "grave", nas palavras do TCU, as construtoras EIT e Lupama passaram a participar da obra.
Por meio desse acerto, apelidado pelos peritos da PF de "consórcio paralelo", empreiteiras driblam o resultado de concorrências e repartem "por fora" contratos públicos no país, conforme mostraram reportagens da Folha.
Logo após vencer a licitação do lote Santa Isabel-Uruaçu, de R$ 245,5 milhões, a Constran firmou um acordo com as duas outras construtoras, repassando a cada uma 16,65% da empreitada. O combinado foi feito sem análise nem autorização da Valec, em desrespeito à Lei de Licitações (8.666/93).
Auditoria do TCU nesse trecho da Norte-Sul constatou sobrepreço de R$ 63,3 milhões na atuação desse consórcio paralelo. Segundo a perícia da PF, a fraude chegou a R$ 59 milhões.
De acordo com relatório da PF na Operação Faktor (ex-Boi Barrica), a Lupama é uma empresa de fachada, que não tem capital social "nem sequer para construir uma ponte". Seus sócios são Flávio Lima e Gianfranco Perasso, ambos amigos de Fernando Sarney. Perasso é apontado pela polícia como o operador de contas da família Sarney no exterior -a Folha revelou neste ano que o filho do senador já teve dinheiro rastreado e bloqueado pelos governos da China e da Suíça.
A Folha foi ao endereço que está no registro da sede da Lupama. Durvalina da Silva, 55, que mora na pequena casa de alvenaria há 20 anos, disse que o marido, Modesto de Freitas, apenas cedeu o endereço a Flávio Lima. Segundo ela, na casa não há atividades da empresa. "Só chega correspondência."
A EIT, por sua vez, pagou "pedágio" para entrar no esquema, segundo revelam conversas interceptadas pela PF com autorização judicial -as mesmas escutas que indicam a participação de Fernando Sarney na formação do "consórcio paralelo" da Norte-Sul.
Em telefonema grampeado de maio de 2008, Flávio Lima cobra de um funcionário da EIT chamado Romildo parte do pagamento referente ao contrato 013/06. A expressão usada é "pagar a diferença", interpretada pela polícia como sinônimo de propina.
Romildo responde que seu chefe na EIT condicionou o pagamento à realização de uma reunião com Flávio Lima e Fernando Sarney. Flávio rebate que a EIT havia recebido o contrato "no colo", cobra de forma enérgica o pagamento da "diferença" e ameaça recomendar a Fernando "ignorar o pessoal da EIT" enquanto a pendência não fosse resolvida. Os diálogos mostram que, sem o pagamento, a EIT não seria incluída num novo contrato que era negociado com a Valec.
"Eu tô p... mesmo. Ah, quer que eu converse com o Fernando? Sabe quem vai chegar com o Fernando e com o Ulisses [Assad] pra fazer a porra da vistoria na sexta-feira? Sou eu", afirma Flávio para Romildo.
Segundo a PF, após essas ameaças, a EIT aceitou pagar R$ 160 mil aos sócios da Lupama. No mesmo dia, Romildo ligou para Fernando Sarney confirmando o depósito. "Cabe frisar ainda que Fernando, após o pagamento, determinou a Flávio que fizesse alguns pagamentos [...], o que reforça ser Fernando Sarney o chefe da orcrim [organização criminosa]", escreveu a PF. Quando a Operação Faktor veio à tona, Ulisses Assad foi afastado da direção da Valec.
Para Fernando Sarney, acusação é requentada
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
O empresário Fernando Sarney disse, por e-mail, que não irá falar sobre as acusações de fraude na ferrovia Norte-Sul. Alegou tratar-se de "vazamento criminoso de inquérito sigiloso". "Mais uma vez, assuntos requentados. Eu me pergunto a razão disso tudo", completou.
Procurada pela Folha, a assessoria do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), informou que ele também não iria se manifestar.
As construtoras Constran e EIT, por meio de assessorias, informaram que não tratariam do tema. A Constran disse que só a Valec pode abordar o assunto, por questão contratual.
A reportagem tentou falar com a Valec três vezes, desde segunda-feira. Deixou dois recados. A assessoria da empresa não telefonou de volta.
A Folha não conseguiu contato com Gianfranco Perasso e Flávio Lima, sócios da empreiteira Lupama, subcontratada irregularmente, segundo o TCU, para tocar as obras.
quarta-feira, 14 de abril de 2010
CBF pretere o Fla e anuncia o São Paulo como primeiro
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) organizou uma assembleia nesta quarta-feira com representantes das federações estaduais e reconheceu o São Paulo como primeiro pentacampeão brasileiro. Com isso, a Taça das Bolinhas deve ir para o Morumbi.
Segundo o assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva, o departamento jurídico da entidade analisou documentos sobre o polêmico campeonato de 1987 e avisou o presidente Ricardo Teixeira de que o título de primeiro pentacampeão deveria ser dado ao São Paulo.
Informado pela reportagem do UOL Esporte sobre a decisão da CBF, o vice-presidente de futebol do clube paulista, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, disse: “Claro que essa notícia nos pega de surpresa. Mas até que enfim se faz justiça, já era para ter acontecido há muito tempo. A partir da posição da CBF de não considerar o Flamengo campeão de 1987, nada mais lógico que o São Paulo ser o primeiro penta.”
Paiva também disse que a FPF (Federação Paulista de Futebol) é a responsável pela entrega da Taça das Bolinhas ao time do Morumbi. Apesar das brigas políticas entre clube e entidade, o presidente Marco Polo Del Nero não vê problema em repassar o troféu.
"A gente já entregou a Copinha [Copa São Paulo de Juniores] ao São Paulo, faz parte do sistema. Eu não vejo problema nenhum nisso”, disse Marco Polo Del Nero, em contato com o UOL Esporte.
“Não existe problema algum de ir até a federação. Na semana passada estivemos duas vezes com o Marco Polo. Existe um relacionamento civilizado”, observou Leco.
"Prejudicado" pela decisão, o Flamengo optou pelo silêncio momentâneo sobre o assunto. A presidente Patrícia Amorim convocou a imprensa para uma coletiva na próxima quinta, na Gávea, para falar sobre a Taça das Bolinhas.
Entenda a polêmica
A taça seria entregue ao primeiro clube que conquistasse o Campeonato Brasileiro em cinco oportunidades de forma alternada ou três vezes seguidas. O Flamengo se proclamou pentacampeão brasileiro em 1992.
No entanto, no quarto título, em 1987, o Flamengo foi o vencedor do torneio disputado entre os idealizadores da Copa União, competição que teve aval da CBF, enquanto o Sport ganhou outra competição criada posteriormente pela própria entidade que comanda o futebol brasileiro.
terça-feira, 13 de abril de 2010
Presidente da Vila é preso sob acusação de integrar máfia dos caça-níqueis
O presidente da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, Wilson Vieira Alves, conhecido como Moisés, foi preso em sua casa, em Copacabana, na Zona Sul, na operação da Polícia Federal batizada de Alvará, deflagrada na madrugada desta terça-feira. Ele é acusado de explorar máquinas de caça-níqueis em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Os policiais apreenderam R$ 42 mil em dinheiro na casa dele.
A ação tem objetivo de reprimir as atividades da chamada máfia dos caça-níqueis. Oito policiais militares e um inspetor da Polícia Civil já foram presos. A Polícia cumpre 29 mandados de prisão em diversos bairros do Rio, Niterói e São Gonçalo, sendo que até o início da tarde 18 pessoas foram presas. Outros 42 mandados de busca e apreensão também estão sendo cumpridos.
Os principais alvos da Operação Alvará são os "maquineiros", indivíduos responsáveis pela introdução e exploração das máquinas nos estabelecimentos comerciais, e o bicheiro apontado como principal explorador do jogo na região.
Fábio Koff derrota chapa apoiada por CBF e alcança seu 6º mandato no C-13
O atual presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, assegurou a permanência no cargo após eleição realizada nesta segunda-feira na sede da entidade, em São Paulo. Os 20 principais clubes do país deram seu voto aberto e confirmaram o resultado que já era esperado. Koff derrotou Kléber Leite, candidato da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), por 12 votos a 8, e alcançou o seu sexto mandato. Ele já está há 14 anos no cargo.
“Foi um dia épico, de fortalecimento do Clube dos 13. É claro que a definição de duas candidaturas foi de extrema importância e sempre defendi isso. Mas estava em jogo a sobrevivência do Clube dos 13. E me empenhei com o mesmo entusiasmo da primeira vez", ressaltou o presidente reeleito.
Fábio Koff levou a melhor em um pleito disputadíssimo, sem conquistar a unanimidade de votos pela primeira vez desde que assumiu o cargo. Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Fluminense, Atlético-MG, Atlético-PR, Sport, Grêmio, Internacional, Guarani, Bahia e Portuguesa apoiaram o atual presidente.
Já Kléber Leite contou com os oito votos restantes de: Corinthians, Santos, Cruzeiro, Botafogo, Goiás, Vitória, Vasco e Coritiba. O ex-comandante flamenguista precisava do apoio de 11 clubes, no mínimo, para vencer. Se houvesse empate, o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, teria o voto de minerva por ser o representante mais velho.
“Não há do que reclamar, não há rancor ou mágoa da parte de ninguém. Mas esta eleição foi boa para dar uma sacudida e fazer as pessoas se mexerem. Infelizmente, não tivemos tempo para conseguir os votos que queríamos”, disse o derrotado Kléber Leite.
SAIBA EM QUEM CADA CLUBE VOTOU
FÁBIO KOFF KLÉBER LEITE
Flamengo Corinthians
São Paulo Santos
Palmeiras Cruzeiro
Fluminense Botafogo
Atlético-MG Goiás
Atlético-PR Vitória
Sport Vasco
Grêmio Coritiba
Internacional -
Guarani -
Bahia -
Portuguesa -
O QUE VOCÊ ACHOU DA ESCOLHA DE FÁBIO KOFF?
Confirmado para iniciar seu sexto mandato à frente do Clube dos 13, Fábio Koff precisou superar o apoio maciço do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, ao oposicionista. A campanha de ambos os candidatos ficou marcada por uma série de acusações e forte disputa por votos nos bastidores.
Ao longo da campanha, a CBF manteve forte pressão sobre alguns clubes para angariar votos a favor de Kléber Leite. A entidade foi acusada, inclusive, de exigir do Botafogo o apoio a seu candidato para liberar um empréstimo de R$ 8 milhões. A exemplo do clube carioca, Goiás e Coritiba também mudaram de lado após manifestarem intenção de voto em Koff.
“Os clubes entenderam que é preciso ficar independente da CBF. As federações já estão tomadas e esta foi a única forma de nos separarmos do comando da entidade. Foi uma vitória do futebol brasileiro”, afirmou o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, um dos principais aliados de Fábio Koff.
Com o triunfo na eleição, Fábio Koff assume o controle do poder de negociação no contrato dos direitos de televisão do Brasileiro a partir de 2012. Atualmente, o valor está em R$ 1,6 bilhão, e tem promessa de ser cerca de 60% maior a partir de 2012, quando termina o atual.
A escolha de Fábio Koff também representa mais um capítulo da queda de braço entre as emissoras Globo e Record. A Globo estava ao lado de Kléber Leite, como a CBF, enquanto a Record mantém agora as esperanças de assumir as transmissões do Campeonato Brasileiro.
Dudu Nobre expulsa Bombom de casa
Dudu Nobre está separado de Adriana Bombom desde outubro do ano passado. Como a dançarina insistia em não deixar a mansão que dividia com o ex-marido, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio, o sambista resolveu trocar as fechaduras da casa enquanto Bombom viajava. Antes disso, ele tomou o cuidado de alugar um apartamento no mesmo bairro, mobiliar e colocar todas as roupas da ex no local.
No último domingo (11/4), Bombom voltou de viagem e tentou entrar em casa. Como a chave não funcionava, ela pulou o muro. Do lado de dentro, um segurança a esperava. Ele ligou para Dudu e o sambista avisou para a dançarina que chamaria a polícia caso ela insistisse em permanecer no local. Ele também afirmou que, se a ex resolvesse destruir alguma coisa, seria processada. "Eu fui obrigado a tomar essa atitude. A coisa tá tomando uma proporção que eu não queria", contou Dudu.
Para Bombom, sobrou a opção de ir para sua nova casa, no condomínio Blue One.
MAIS UMA DO VATICANO: HOMOSSEXUALIDADE LEVA À PEDOFILIA
O secretário-geral do Vaticano,Tarcisio Bertone, durante entrevista em Santiago; para ele, comportamento de padres é escandaloso
Homossexualidade leva à pedofilia, diz igreja
Número dois do Vaticano afirma que orientação sexual, e não o celibato, é a causa de abusos contra menores cometidos por padres
Afirmações vêm no mesmo dia em que Santa Sé divulga normas que incentivam que bispos denunciem suspeitos de prática à Justiça comum
LUCIANA COELHO
DE GENEBRA
O Vaticano lançou uma dupla frente de defesa ontem no escândalo das suspeitas de abusos sexuais de menores por padres, com a divulgação de suas diretrizes internas sobre o tema, nas quais recomenda a denúncia à Justiça civil, e com a declaração de seu número dois, no Chile, de que a pedofilia não tem ligação com o celibato e sim com o homossexualismo.
"Muitos psicólogos e psiquiatras demonstraram que não há relação entre celibato e pedofilia, mas muitos outros demonstraram que há entre homossexualidade e pedofilia", disse o cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, em entrevista coletiva em Santiago reproduzida por agências de notícias.
"Essa patologia [pedofilia] aparece em todos os tipos de pessoas e, nos padres, em um grau menor em termos percentuais", disse o religioso italiano. "O comportamento dos padres, nesses casos, é negativo, é grave e é escandaloso."
Teólogos reputados como o suíço Hans Küng têm apontado o celibato como uma das razões para exacerbar o problema da pedofilia na igreja.
Desde que um relatório da Igreja Católica na Irlanda, publicado no ano passado, trouxe à tona que cerca de 15 mil crianças sofreram abusos nas mãos de padres e religiosos entre os anos 30 e 90, denúncias e investigações pipocaram pela Europa e voltaram a surgir nos EUA. Uma linha telefônica para denúncias anônimas por vítimas aberta no fim do mês passado na Alemanha -terra natal do papa- recebeu quase 15 mil ligações em uma semana.
Uma das principais acusações ao Vaticano é a omissão dos bispos e de outros superiores na hierarquia católica. Documentos do Vaticano revelados pela imprensa americana indicam que, quando comandava a Congregação para a Doutrina da Fé, o próprio Bento 16, então cardeal Joseph Ratzinger, atuou para abafar ao menos dois casos.
Bertone disse que a igreja nunca freou investigações e que o papa em breve tomará novas iniciativas "surpreendentes" contra os abusos.
Ontem, o Vaticano publicou em seu site suas diretrizes para lidar com o problema. Nelas, a Santa Sé recomenda explicitamente que casos com suspeitas fundamentadas sejam tratados pela Justiça canônica e levados aos tribunais civis.
"A diocese local investiga todas as alegações de abuso sexual de um menor por um clérigo", afirma o texto. "Se a alegação tem traços de verdade, o caso é levado à Congregação para a Doutrina da Fé (...) A lei civil relativa à comunicação de crimes às devidas autoridades deve sempre ser seguida."
Embora as regras sigam uma bula de abril de 2001, o Motu Proprio Sacramentorum sanctitatis tutela, e o Código Canônico de 1983, elas nunca haviam sido levadas a público.
A divulgação é um esforço do Vaticano para mostrar que tem agido contra o problema. Há três semanas, Bento 16 divulgou uma carta aos fiéis da Irlanda em que exortava os culpados a "responder diante de Deus, assim como diante de tribunais devidamente constituídos".
Outro ponto que fora ressaltado no texto do papa e que as diretrizes explicitam mais é a responsabilidade dos bispos.
Segundo as regras recém-divulgadas, "o bispo local sempre retém o poder para proteger as crianças por meio da restrição das atividades de qualquer padre em sua diocese".
"Isso faz parte de sua autoridade ordinária, que ele é incentivado a exercer na medida necessária para assegurar que as crianças não sejam prejudicadas, poder este que pode ser utilizado antes, durante e depois dos procedimentos canônicos", emenda o texto.
De acordo com as denúncias que têm surgido, porém, nem todos os bispos agiram conforme essa regra.
EM NOME DE DEUS:Como arrancar dinheiro dos fiéis
Em vídeo, bispo da Universal ensina a arrecadar na crise
Bispo Romualdo Panceiro diz que fiéis devem ser convencidos a "semear no altar'
"Por isso que a gente tem que perguntar: "Você crê mais na crise ou você crê em Deus?", explica o 2º nome na hierarquia da instituição
Louvado seja o dízimo dos pastores”
RUBENS VALENTE
DA REPORTAGEM LOCAL
Vídeo entregue ao Ministério Público de São Paulo por um ex-voluntário da Igreja Universal mostra bispos da cúpula da entidade combinando a pregação para obter dízimos dos fiéis na crise econômica de 2008.
As gravações obtidas pela Folha, que oferecem rara visão sobre práticas da igreja, são de duas reuniões feitas por videoconferência entre líderes na sede, em São Paulo, e outros nos Estados. Foram coordenadas pelo bispo Romualdo Panceiro. Ele é considerado o segundo nome mais importante na igreja e foi apontado pelo bispo Edir Macedo como o seu sucessor. Romualdo, que coordenou a igreja no Brasil por mais de 12 anos, hoje vive em Buenos Aires e é responsável pela instituição na América Latina.
Um dos vídeos começa com Romualdo tirando uma espada da cintura e colocando-a sobre uma mesa. Durante 15 minutos, ele aparece orientando outros bispos graduados da igreja, como Clodomir Santos, a recorrerem a trechos da Bíblia nos quais se narra que o personagem Isaac, para escapar de uma grande fome, recebeu orientação divina para semear no solo ruim, e foi agraciado.
Romualdo orienta que "semear" é dar dinheiro à igreja. Ele diz que a igreja deveria perguntar aos fiéis se eles "acreditam mais" na crise ou em Deus.
"Por isso que a gente tem que perguntar [ao fiel]: "Você crê mais na crise ou você crê em Deus? Porque se você crê na crise, então você vai guardar para ela, ela vai pegar o que você tem. Sem que você saiba, quando você acordar, já era. Mas se você crê em Deus, você vai pegar o que a crise pode pegar e você vai colocar onde? [...] Vai semear no altar!", diz.
Romualdo indaga se Clodomir compreendeu: "É ou não é, Clodomir? Entendeu? [...] Não é legal isso?". Clodomir concorda: "Arrebenta. Tá ligado".
Em seguida, o bispo diz que a ideia deve ser disseminada entre os pregadores: "Quer dizer, mais semente você vai ter, e quanto mais você tem semente, mais você vai colher. Pô, é muito forte, não é? Então, a gente tem que virar o jogo. Passar esse espírito para os pastores agora, como eu já passei".
Ele se dirige ao bispo Sidney Marques, de Belo Horizonte: "Vai arrebentar, é muito forte! Hein, ô, Sidney?" "É o melhor investimento. O melhor investimento é esse", responde Sidney. "Momento propício para o uso da fé", arremata Romualdo.
O bispo diz que "combinou" com os pastores regionais de abrir três Bíblias, durante a oração do domingo, para "desafiar" as pessoas a trazerem dinheiro. "Eu combinei com os regionais aqui o seguinte, malandro. No domingo [esfrega as mãos], falar assim: "Olha, pessoal, em nome de Jesus, você que vai agora semear em cima dessa palavra aqui, com [R$] 10 mil para cima, vem aqui na frente, coloca, muito bem. Com [R$] 1.000 para cima, vem aqui pra frente. Com [R$] 500 para cima, vem aqui na frente, com [R$] 100 para cima, com dez reais para cima, com uma moeda para cima, coloca aqui". Porque aí a gente não está, como se diz, estipulando. Porque foi na hora da oferta, um desafio."
Vídeo de outra reunião indica que membros da igreja procuraram se aproximar de criminosos para evitar assaltos a carros-fortes que transportam dinheiro doado por fiéis.
Romualdo conta que um carro-forte com R$ 52 mil arrecadados pela igreja havia sido assaltado na Grande São Paulo. Ele atribui a autoria do crime a policiais e diz que pastores e bispos deveriam fazer contato com a criminalidade. "Nosso problema não é bandido, o nosso problema é polícia. Você não pode falar isso para ninguém. [...] A não ser que, no Brasil, vocês não tenham feito o que nós fizemos aqui com os chefes da comunidade, de bandidos etc etc. Eu já falei para vocês fazerem. Não falei, Sidney? [...] Todos já devem ter feito."
Os vídeos foram entregues ao Ministério Público pelo ex-voluntário da Universal e ourives Eduardo Cândido da Silva. Os promotores Everton Luiz Zanella, Fernanda Narezi, Luiz Henrique Cardoso Dal Poz e Roberto Porto denunciaram, em agosto passado, Edir Macedo e mais nove membros da igreja sob acusação de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. A denúncia foi acolhida pelo juiz Glaucio Roberto Brittes, da 9ª Vara Criminal, o que deu origem a ação penal.
Segundo os promotores, recursos obtidos pela igreja de fiéis eram enviados ao exterior por meio de empresas de fachada e retornavam ao Brasil com aparência legal, para a compra de emissores de rádio e TV.
Os promotores também pediram à Justiça dos Estados Unidos, por meio um acordo de cooperação bilateral, a quebra de sigilo das contas bancárias utilizadas pela igreja e por empresas a ela relacionadas.
O ourives Silva obteve os CDs de um ex-pastor regional que hoje atua em outra igreja. A Folha conversou com o pastor que tinha as gravações. Ele pediu para não ter o nome publicado, mas confirmou a história.
O ourives move uma ação para o ressarcimento de R$ 232 mil referentes a supostos cheques sem fundos passados por pastores pela venda de joias.
No Dia do Beijo, aprenda dicas e truques com especialistas
Alguns defendem que o beijo é o termômetro que informa se o parceiro é bom ou não de cama. Sim. Afinal, é uma das etapas preliminares mais importantes antes do ato sexual. E, por essa razão, existe até um dia para se comemorar. A origem da data, ninguém sabe ao certo. Sabe-se apenas que o Dia Internacional do Beijo, 13 de abril, foi criado em 1982 como uma brincadeira escolar, e a notícia espalhou-se pelo planeta.
Pensando em comemorar, elencamos algumas dicas para que você aproveite ao máximo a data que, para a terapeuta Cláudya Toledo, deve ser mais do que lembrada. “As pessoas não sabem, mas existem diversos tipos de beijo, e beijar é um ato de saúde mesmo! É comprovado que o beijo pode ativar o funcionamento da nossa saúde orgânica, biológica e energética”, diz a especialista. Ela destaca alguns tipos de beijo para os internautas experimentarem nesse dia e praticarem sempre.
Variações inesperadas
Quem nunca caprichou em um beijo daqueles de cinema? Todos nós, meros mortais, já nos esforçamos em performances de lábios colados. Para divertir e informar, Cláudya Toledo elenca alguns tipos de beijos e suas representações:
Beijo flex: com muita língua, saliva e mordidinhas. Representa prazer.
Beijo power: o beijo em que um dita o ritmo para o outro. Representa posse.
Beijo surpresa: aquele roubado, que causa susto e prazer inesperado; faz rir. Representa alegria.
Beijo tântrico: tem uma evolução, sem hora para terminar. Representa êxtase.
Beijo levado a sério
Beijar é uma arte. Você sabia que existem 484 formas de beijar? É o que afirma Pedro Paulo Carneiro, autor do “Dossiê do Beijo”, editado pela Catedral das Letras. Um dos maiores estudiosos do assunto, e também jornalista, escritor, diretor de cinema e TV, Pedro conta, no livro, como essa curiosidade o assolou por anos e anos a ponto de virar pesquisa e trabalho sério.
O autor, junto com o psicólogo inglês Marc Thompson, chegou a entrevistar mais de 16 mil pessoas pelo mundo sobre as sensações, curiosidades e histórias do beijo. Seu livro soma 13 anos de intensa busca de informações sobre esse ato tão gostoso e praticado. “Minha pesquisa sobre a arte de beijar começou com simples observações das pessoas se beijando. O que me chamou a atenção, inicialmente, foram as diferentes formas de expressar o beijo. Descobri que se pode claramente identificar a nacionalidade de uma pessoa pela forma com a qual ela beija.”
Cinco dos 484 tipos de beijos
O livro de Pedro Paulo Carneiro é uma verdadeira bíblia sobre o ato de beijar. Selecionamos abaixo os beijos mais estranhos para você tentar praticar:
Beijo musical - Os lábios não se tocam. Uma boca sopra o ar na outra boca com cuidado, que controla as notas abrindo e fechando os lábios. Este tipo de beijo era muito utilizado na era hippie, principalmente nos Estados Unidos.
Beijo gelo - A introdução de alimentos ou outros objetos durante o beijo é uma forma bem interessante de variar. Neste caso específico, a diferença rápida de temperatura eleva o poder sensual do beijo.
Beijo Blade Runner - É o beijo que marca. A pessoa beijada ficará sentindo o Iatejar de seu beijo em sua boca durante pelo menos cinco dias, já que a pressão de seus lábios feriu sua gengiva e a dor foi anestesiada pelo roçar de sua língua.
Beijo Branca de Neve - Clássico beijo de vida, baseado na origem do beijo, quando as mães mastigavam os alimentos com a boca e depositavam na boca de seus filhos. É um beijo doce, que pode e deve ser dado a qualquer momento.
Beijo escorregadio - “Esta boca costuma escorregar pelo rosto, da testa até atingir os lábios. Gosto de chamá-los de ‘Beijo dos Extremos’. Ou são extremamente ingênuos ou são profundamente sensuais”, diz Pedro Paulo.
Curiosidades
29 músculos são ativados em um beijo apaixonado
o coração dispara, podendo passar de 70 para 150 batimentos por minuto
o corpo se aquece queimando até 15 calorias
a pressão arterial sobe
são trocadas 250 bactérias junto com a saliva
os resíduos da sua saliva permanecem por três dias na boca de quem você beijou anteriormente
uma pessoa troca, em média, 24 mil beijos (de todos os tipos, dos maternais aos apaixonados e até roubados) ao longo de sua vida
segundo pesquisadores norte-americanos, a saliva que se troca em um beijo "profundo" facilita a digestão e tem efeitos benéficos sobre as defesas do organismo
beijar acalma, já que o nível de serotonina no cérebro (substância neurotransmissora que dá a sensação de euforia e relaxamento) aumenta nessa hora
segunda-feira, 12 de abril de 2010
ARRUDA ESTÁ SOLTO: STJ manda soltar José Roberto Arruda
Por oito votos contra cinco, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) mandou soltar nesta segunda-feira o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (sem partido) e mais cinco aliados que estão presos por atrapalhar as investigações do mensalão do DEM (esquema de arrecadação e pagamento de propina).
O ex-democrata está preso desde o dia 11 de fevereiro na Superintendência da Polícia Federal, pela tentativa de suborno do jornalista Edson Sombra, testemunha do processo que investiga o esquema de corrupção no Distrito Federal.
A maioria dos ministros seguiu o voto do relator do caso, ministro Fernando Gonçalves, que entendeu que com o fim da primeira fase da Operação Caixa de Pandora, que investiga o sistema de distribuição de propina, o ex-governador não oferece mais risco de influenciar o inquérito.
"Não mais existem razões para a prisão preventiva porque mesmo nas diligências complementares solicitadas pelos responsáveis pelas investigações são de Carter técnico", disse.
O ministro João Octávio Noronha destacou que Arruda não poderia ficar preso por causa da pressão da imprensa. "Vão transformar o próprio indiciado em prisioneiro da mídia. Até o clamor justifica o relaxamento", disse.
O vice-presidente do STJ, Ari Pargendler, votou para que Arruda continue até o governo do DF prestar todas as informações pedida pela polícia. "A condição do indiciado já não ser mais governador não evidencia que ele não tem mais condições de influenciar nas informações prestadas pelo governo", disse.
O ministro Felix Fischer reforçou o voto de Pargendler. "Ele não deixou de ter e não vai deixar de ter influência", disse.
Com os desdobramentos do escândalo de corrupção, Arruda, que é acusado de chefiar o esquema, teve o mandato cassado no mês passado pela Justiça Eleitoral por desfiliação partidária. Na tentativa de sensibilizar os ministros do STJ e com um cenário indefinido na Justiça Eleitoral, Arruda não recorreu da decisão e acatou a perda do mandato.
Em parecer encaminhado hoje ao STJ, a subprocuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirma que o Ministério Público Federal defende a continuidade da prisão de Arruda porque ainda não recebeu o relatório da Polícia Federal com os últimos depoimentos da primeira fase de investigação da Operação Caixa de Pandora, que investiga o mensalão do DEM.
"Aguardávamos o encerramento de diligências investigatórias requeridas ao Superior Tribunal de Justiça para nova manifestação sobre o tema. Não há notícias, até o momento, do estado em que se encontram", afirma.
Outra justificativa do Ministério Público é que a defesa de Arruda apresentou o pedido de liberdade sustentando apenas "agravamento de seu estado de saúde" na prisão. Em parecer anterior, a Procuradoria Geral da República demonstrou que as condições eram compatíveis com a posição de uma autoridade e também que há assistência médica necessária.
Na prisão, Arruda, segundo aliados, tem se dedicado a leitura de livros. Ao longo do período da custódia, a defesa tentou mostrar que o ex-governador teve seu estado de saúde agravado, apresentando sintomas de diabetes, pressão alta e depressão.
Arruda deixou a Polícia Federal quatro vezes para realizar exames e chegou a passar um dia inteiro em um hospital de Brasília após passar por um cateterismo que identificou uma obstrução de uma das artérias do coração. A ideia da defesa era convencer o relator do caso a conceder prisão domiciliar ou prisão hospitalar, o que não ocorreu.
Antes do julgamento do pedido de liberdade, o advogado de Arruda participou da homenagem ao relator do caso, Fernando Gonçalves, que se aposenta no dia 20 e ao ministro Nilson Naves, que também deixa o cargo. Ao falar de Gonçalves, Machado afirmou que o ministro era um "arquiteto da harmonia".
"Falar em Fernando Gonçalves é falar de liberdade, cidadania, representante de um Brasil que mudou, que tem esse tribunal que defende os princípios democráticos".
sexta-feira, 9 de abril de 2010
Serra Leoa: o pior lugar do mundo para engravidar
Jebbeh Amara posa para foto ao lado dos filhos, em Serra Leoa. No ano passado, Amara perdeu um bebê com malária, devido à falta de acesso ao tratamento. A malária é a doença que mais mata em Serra Leoa, uma ex-colônia britânica na África Ocidental, classificado pela ONU como o país menos desenvolvido do mundo
Serra Leoa exibe regularmente os piores índices de mortalidade infantil e materna do mundo. O índice leonês de 2.000 mortes de mães por 100 mil partos (segundo o Unicef e a Organização Mundial da Saúde) talvez seja o pior do mundo. A média da África subsaariana em 2005 era de 900; na Europa Ocidental a média é de nove. Na África subsaariana, 250 mil mulheres morrem durante o parto todos os anos, sendo que um terço desses óbitos é provocado por problemas simples como hemorragias.
Em muitos países, o parto é a causa mais comum de morte de mulheres jovens. A morte durante o parto é uma tragédia e isso mexe com a consciência dos países ricos. Talvez como resultado disso, as verbas para essa área têm aumentado – de 1,4 bilhão de libras esterlinas (R$ 3,8 bilhões) para 2,3 bilhões de libras esterlinas (R$ 6,2 bilhões) por ano entre 2003 e 2006, segundo a Oxfam. Os gastos com saúde no mundo em desenvolvimento triplicaram na última década. Sendo assim, por que os índices de mortalidade materna continuam tão elevados?
Os analistas de desenvolvimento têm duas respostas. A primeira é a moderna alegação de que “o auxílio humanitário não funciona”, promovida no ano passado em “Dead Aid” (“Auxílio Morto”), um livro da economista zambiana Dambisa Moyo. Moyo afirma que injetar dinheiro em países necessitados sem que haja sistemas para assegurar o emprego apropriado das verbas é algo que promove o clientelismo, a dependência e governos corruptos e ineficientes. Ela pode ter razão. Nos últimos três anos, Serra Leoa recebeu mais de US$ 250 milhões (R$ 444 milhões) da Unicef, do Departamento de Desenvolvimento Internacional britânico e do Banco Mundial para melhorar o sistema de saúde do país – e o ex-ministro da Saúde leonês está aguardando julgamento pelo crime de corrupção.
terça-feira, 6 de abril de 2010
SANTOS ESPÍRITOS
Santos promete voltar à instituição de caridade
A polêmica da última quinta-feira, quando boa parte do grupo de jogadores do Santos se recusou a entrar no Lar Mensageiros da Luz, que atende crianças, adolescentes e adultos, portadores de paralisia cerebral e outras deficiências, para doar ovos de Páscoa, por razões religiosas, segue viva. Desta vez, durante o Programa do Jô, da TV Globo, exibido nesta segunda-feira, em São Paulo, o assunto foi abordado novamente.
Primeiro, foi a vez do humorista e apresentador, Jô Soares, falar sobre o tema. Em tom de repreensão, porém, sem maiores críticas aos 'Meninos da Vila', Jô afirmou que tudo o que aconteceu foi fruto da imaturidade do elenco santista e, por isso, o incidente está esclarecido. Entretanto, o apresentador garantiu que os atletas do Peixe irão, em breve, voltar à instituição.
Mas, depois das considerações feitas por Jô Soares, nenhum jogador se manifestou sobre o caso. Sendo assim, mais uma vez, o técnico Dorival Júnior tomou a palavra, para comentar o episódio e confirmar a intenção de que a equipe volte ao Lar Mensageiros da Luz, só que desta vez para cumprir a visita que havia sido acordada com a entidade, na semana passada.
"Faremos uma volta àquela instituição, sim, mas no momento certo, sem alarde. O episódio ficou no passado. Todos nós erramos e aprendemos com isso", disse Dorival, que compareceu ao talk show, junto com a sua comissão técnica e diretoria do clube, além, é claro, de alguns integrantes do elenco - outros, como o goleiro Fábio Costa, o zagueiro Edu Dracena, o lateral esquerdo Léo e os meias Marquinhos e Paulo Henrique, não estiveram na gravação.
O problema todo aconteceu por conta de uma parte do grupo (Neymar, Robinho, Ganso, André, Marquinhos, Léo, Fábio Costa, dentre outros), que por ter outros tipos de orientação religiosa, se recusou a visitar o Lar Mensageiros da Luz, que segue a doutrina espírita.
Para tentar encerrar a polêmica, o presidente Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro contou, em entrevista à TV Gazeta, que tem a intenção de fazer com que alguns destaques do time, como Neymar e Ganso, doem seus uniformes de jogo, para a entidade. A ideia é que essas peças sejam leiloadas e revertidas em dinheiro para a instituição, que tem um gasto mensal de R$ 120 mil para a manutenção de sua estrutura.
A polêmica da última quinta-feira, quando boa parte do grupo de jogadores do Santos se recusou a entrar no Lar Mensageiros da Luz, que atende crianças, adolescentes e adultos, portadores de paralisia cerebral e outras deficiências, para doar ovos de Páscoa, por razões religiosas, segue viva. Desta vez, durante o Programa do Jô, da TV Globo, exibido nesta segunda-feira, em São Paulo, o assunto foi abordado novamente.
Primeiro, foi a vez do humorista e apresentador, Jô Soares, falar sobre o tema. Em tom de repreensão, porém, sem maiores críticas aos 'Meninos da Vila', Jô afirmou que tudo o que aconteceu foi fruto da imaturidade do elenco santista e, por isso, o incidente está esclarecido. Entretanto, o apresentador garantiu que os atletas do Peixe irão, em breve, voltar à instituição.
Mas, depois das considerações feitas por Jô Soares, nenhum jogador se manifestou sobre o caso. Sendo assim, mais uma vez, o técnico Dorival Júnior tomou a palavra, para comentar o episódio e confirmar a intenção de que a equipe volte ao Lar Mensageiros da Luz, só que desta vez para cumprir a visita que havia sido acordada com a entidade, na semana passada.
"Faremos uma volta àquela instituição, sim, mas no momento certo, sem alarde. O episódio ficou no passado. Todos nós erramos e aprendemos com isso", disse Dorival, que compareceu ao talk show, junto com a sua comissão técnica e diretoria do clube, além, é claro, de alguns integrantes do elenco - outros, como o goleiro Fábio Costa, o zagueiro Edu Dracena, o lateral esquerdo Léo e os meias Marquinhos e Paulo Henrique, não estiveram na gravação.
O problema todo aconteceu por conta de uma parte do grupo (Neymar, Robinho, Ganso, André, Marquinhos, Léo, Fábio Costa, dentre outros), que por ter outros tipos de orientação religiosa, se recusou a visitar o Lar Mensageiros da Luz, que segue a doutrina espírita.
Para tentar encerrar a polêmica, o presidente Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro contou, em entrevista à TV Gazeta, que tem a intenção de fazer com que alguns destaques do time, como Neymar e Ganso, doem seus uniformes de jogo, para a entidade. A ideia é que essas peças sejam leiloadas e revertidas em dinheiro para a instituição, que tem um gasto mensal de R$ 120 mil para a manutenção de sua estrutura.
segunda-feira, 5 de abril de 2010
ALCIONE GRAVA DVD PELA PRIMEIRA VEZ EM SL
A gravação do próximo DVD de Alcione - que tem como base o show Acesa - vai ser feita nesta quarta-feira, dia 7, em apresentação da cantora na Praça Maria Aragão, no Centro Histórico de São Luís, na capital do Maranhão.
O registro vai ser feito com adesões de Wilson Simoninha (em Chutando o Balde, tema de Nei Lopes), Grupo Revelação (em O Samba me Chamou, recente parceria de Marquinhos PQD com Sombrinha), Boi Barrica e Coral São João. Os dois últimos nomes são da cena musical do Estado. Além do show, o DVD vai exibir nos extras um tour de Alcione por points maranhenses que fizeram parte da vida (e da história) da Marrom.
TELEVISÃO:GUGU NÃO VAI ENTREVISTAR
'Talk show' do Gugu é cancelado
A RecordNews tirou do ar as chamadas do "talk show" que Gugu Liberato comandaria. As mensagens eram veiculadas na programação desde o ano passado. Nos bastidores da Record, dizem que o projeto, que tinha sido adiado até o apresentador se estabilizar na disputa pelo segundo lugar no Ibope do domingo, foi cancelado e não irá mais acontecer. A emissora nega.
HORA DE TOMAR VACINA
A terceira etapa de vacinação contra a gripe suína --a gripe H1N1-- começa nesta segunda-feira (5) e será destinada à população de 20 a 29 anos.
Segundo o Ministério da Saúde, a segunda etapa da campanha, para imunizar grávidas, crianças de seis meses a dois anos e portadores de doenças crônicas, foi prorrogada e deve ocorrer até o dia 23 de abril.
A segunda etapa começou no dia 22 de março e deveria se estender até anteontem, mas, em decorrência do feriado prolongado de Páscoa, deverá seguir simultaneamente com a terceira etapa da campanha.
ANO ELEITORAL:Estou convencido de que Dilma será a próxima presidente do Brasil, diz Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na noite deste domingo que está convencido de que Dilma Rousseff será a próxima presidente do Brasil. Em entrevista ao programa "Canal Livre", da Band, Lula disse que Dilma foi presa e torturada durante a ditadura, mas que não tem "ressentimento" nem mágoa.
Ao falar sobre a pré-candidata, o presidente citou o filme "Invictus", que trata sobre a vida de Nelson Mandela --que passou 21 anos presos e elegeu-se presidente da África do Sul em 1994--- e José Mujica, ex-preso político que foi eleito presidente do Uruguai. Lula comparou Mandela e Mojica à Dilma.
Antes de falar sobre Dilma, o presidente afirmou que só fará campanha nos horários fora do seu expediente de trabalho. "Dilma não é minha candidata. É candidata do PT. Enquanto eu estiver trabalhando, das 8h às 22h, não terei candidato. Depois do expediente, vou para o palanque".
Sobre a diferença de nove pontos percentuais entre Dilma e José Serra, pré-candidato do PSDB, revelado na última pesquisa do Datafolha, Lula afirmou que a campanha ainda está no começo. "Você acha que um cara que perdeu três eleições vai se assustar [com a pesquisa]?", perguntou aos jornalistas.
Ao ser questionado sobre um possível retorno à Presidência da República em 2014, Lula afirmou que aquele que o suceder terá direito ao segundo mandato e que ele já cumpriu "o que deveria".
Após deixar a presidência, Lula disse que continuará como militante político, porém negou a possibilidade de ocupar o cargo de secretário geral da ONU. "O secretário geral da ONU precisa ser um burocrata, não pode ser alguém de opiniões muito fortes", disse.
Críticas
O presidente criticou a programação dos canais da televisão brasileira. "Eu tomo café da manhã com tiro na televisão e janto com tiro na televisão". Segundo Lula, deveria haver programas que incentivem a paz.
O presidente negou que tenha existido tentativas de controle da mídia durante o seu governo.
Em relação aos sindicalismo, Lula afirmou que a relação entre os sindicatos e os empresários hoje é muito mais moderna e avançadas do que quando ele foi presidente sindical. O presidente criticou os presidentes sindicais que permanecem no cargo por mais de dois mandatos.
CRÍTICA/CINEMA:"Chico Xavier" é o "Avatar" brasileiro
Cinebiografia de médium tem atuações admiráveis e firma Daniel Filho como principal artesão do cinema nacional hoje
INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA
Sobre Chico Xavier sempre pesou a sombra da fraude. E esse é, agora, o princípio que unifica a narrativa de "Chico Xavier" e permite ao filme transitar de sua infância à velhice sem perder o fio da meada.
As ressonâncias de tal personagem são imensas. À hipótese de fraude responde, de maneira simétrica, a de um mandato divino, inexplicável senão àqueles que têm fé.
De certo modo é a história de Cristo que se revive ali: aquele homem cura, é milagroso, mas só o povo humilde (sem acesso à medicina tradicional) é capaz de compreendê-lo e aceitá-lo. Letrados e outros religiosos acham que tudo é obra da ignorância ou do Diabo.
Foi justamente por escapar à apreensão racional, no entanto, que Chico Xavier acabou se tornando um dos personagens mais marcantes do imaginário brasileiro no século 20.
Desde que tratado de maneira adequada, tinha tudo para ser o imenso sucesso cinematográfico que desde já se anuncia ("Bezerra de Menezes", produzido com migalhas e lançado quase secretamente, tornou-se um fenômeno de público).
Por tratamento adequado entenda-se, primeiro, respeito e adesão ao personagem, mas não submissão prévia. É pelo principal "subplot" do filme, aliás, que se desenvolve a tensão entre crença e ceticismo.
Regra clássica
Ali, há um casal que perdeu o filho. A mulher vai a sessões espíritas. O marido vê as coisas de outro modo: homens cultos, como ele, não podem acreditar no além, para começar, e muito menos que um ser inculto e humilde seja o seu mensageiro.
Por tratamento adequado entenda-se, também, a completa adesão à regra clássica: não permitir hiato entre o imaginário do filme e o do público; o filme deve apossar-se do desejo do espectador, ocupá-lo.
É o que "Chico Xavier" faz (entre outras graças a uma competência artesanal de que faz parte a direção de Nelson Xavier e Ângelo Antônio, atores que encarnam o médium com desenvoltura admirável).
No mais, deve-se entender que hoje é supérflua a questão da crença ou não nos poderes de Chico. Dele pode-se reavivar o carisma e a aura da simpatia. Mas o desejo do público não é discuti-lo, e sim admirá-lo -como pessoa, santo ou herói, pouco importa: é nessa direção, claro, que o filme caminha.
Não deixa de ser relevante que Daniel Filho tenha feito, antes desse, dois filmes de muito sucesso, "Se Eu Fosse Você" (1 e 2), que, embora não tratando de almas do outro mundo, tratava de almas que ocupavam corpos alheios.
Nesse sentido, "Chico Xavier" era um território já bem conhecido do diretor (não seria "Chico Xavier" quase um "Se Eu Fosse Você 3"?), que aqui ainda evoca de maneira decisiva a figura materna, o saber ingênuo do povo, a família e, claro, a fé.
Juntar esses elementos num roteiro sólido, mas tê-los sempre à mão e investir fundo no carisma de Chico é uma dessas decisões que afirmam Daniel Filho como principal artesão do cinema brasileiro hoje.
Claro, pode-se sempre lembrar que a representação de Emmanuel está muito mal resolvida (mais para comédia americana do que para espetáculo místico), mas o essencial está ali onde está o desejo do espectador, adere a ele, não lhe permite desviar-se: é ao cinema como máquina fantástica que o filme apela, são os seus poderes, e não quaisquer outros, que busca suscitar.
A julgar pelas filas que se formaram já nas primeiras sessões, nosso "Avatar" é esse. O 3D Chico fornece.
--------------------------------------------------------------------------------
CHICO XAVIER
Direção: Daniel Filho
Produção: Brasil, 2010
Com: Nelson Xavier, Ângelo Antônio, Tony Ramos, Giovanna Antonelli
Onde: Anália Franco UCI, Multimovie Itaim Paulista 1, Bristol 6, Espaço Unibanco Pompeia 4 e circuito
Classificação: livre
Avaliação: bom
Assinar:
Postagens (Atom)