quarta-feira, 14 de abril de 2010

CBF pretere o Fla e anuncia o São Paulo como primeiro


A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) organizou uma assembleia nesta quarta-feira com representantes das federações estaduais e reconheceu o São Paulo como primeiro pentacampeão brasileiro. Com isso, a Taça das Bolinhas deve ir para o Morumbi.

Segundo o assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva, o departamento jurídico da entidade analisou documentos sobre o polêmico campeonato de 1987 e avisou o presidente Ricardo Teixeira de que o título de primeiro pentacampeão deveria ser dado ao São Paulo.

Informado pela reportagem do UOL Esporte sobre a decisão da CBF, o vice-presidente de futebol do clube paulista, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, disse: “Claro que essa notícia nos pega de surpresa. Mas até que enfim se faz justiça, já era para ter acontecido há muito tempo. A partir da posição da CBF de não considerar o Flamengo campeão de 1987, nada mais lógico que o São Paulo ser o primeiro penta.”

Paiva também disse que a FPF (Federação Paulista de Futebol) é a responsável pela entrega da Taça das Bolinhas ao time do Morumbi. Apesar das brigas políticas entre clube e entidade, o presidente Marco Polo Del Nero não vê problema em repassar o troféu.

"A gente já entregou a Copinha [Copa São Paulo de Juniores] ao São Paulo, faz parte do sistema. Eu não vejo problema nenhum nisso”, disse Marco Polo Del Nero, em contato com o UOL Esporte.


“Não existe problema algum de ir até a federação. Na semana passada estivemos duas vezes com o Marco Polo. Existe um relacionamento civilizado”, observou Leco.

"Prejudicado" pela decisão, o Flamengo optou pelo silêncio momentâneo sobre o assunto. A presidente Patrícia Amorim convocou a imprensa para uma coletiva na próxima quinta, na Gávea, para falar sobre a Taça das Bolinhas.

Entenda a polêmica


A taça seria entregue ao primeiro clube que conquistasse o Campeonato Brasileiro em cinco oportunidades de forma alternada ou três vezes seguidas. O Flamengo se proclamou pentacampeão brasileiro em 1992.

No entanto, no quarto título, em 1987, o Flamengo foi o vencedor do torneio disputado entre os idealizadores da Copa União, competição que teve aval da CBF, enquanto o Sport ganhou outra competição criada posteriormente pela própria entidade que comanda o futebol brasileiro.

Nenhum comentário: