sábado, 20 de março de 2010

Brasil tem cidades mais desiguais do mundo


Relatório da ONU ainda destaca que número de moradores em favelas caiu 16% no país


De acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, Goiânia, Fortaleza, Belo Horizonte e Brasília são as cidades mais desiguais do Brasil. O levantamento aponta que em comparação às cidades no mundo, os municípios brasileiros só perdem para três cidades sulafricanas: Buffalo City, Johannesburgo e Ekurhuleni.

Segundo o relatório da ONU, as cidades brasileiras apontaram um valor de Gini, baseado na renda, superior a 0,60. Esse índice que varia de 0 a 1, é responsável por medir a desigualdade social.

O resultado do estudo será discutido no V Forum Urbano Mundial da ONU, que acontecerá na próxima semana no Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio. Este ano, o tema do debate é o crescimento das cidades e as políticas públicas que precisam ser implementadas para que o cidadão tenha seus direitos garantidos, assim como o acesso à moradia.

O levantamento da ONU ainda mostra que 227 milhões de pessoas em todo o mundo deixaram as favelas na última década. No Brasil, desde 2002, a população favelizada diminuiu em 16%, uma vez que 10,4 milhões de pessoas melhoraram as condições de vida nos últimos 10 anos.

O documento destaca que a redução na favelização no Brasil é atribuída a políticas que aumentaram a renda dos mais pobres, redução do crescimento populacional, programas de urbanização, entre outros fatores. Outros países que também melhoraram as condições de moradia foram a China e a Índia.

Nenhum comentário: