As gestantes compareceram em massa ao primeiro dia do Mutirão de Vacinação, realizado na manhã deste sábado (20), em 169 postos da capital maranhense, num esforço conjunto entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Secretaria de Estado da Saúde (SES) para conter o avanço do vírus da Influenza A (H1N1) em São Luís. Neste domingo (21), será a vez dos portadores de doenças crônicas serem vacinados de 8h às 17h.
Atendendo ao chamado do mutirão, a contadora Doralice Carvalho, 37 anos, grávida de quatro meses, não pensou duas vezes antes de se dirigir ao posto de saúde mais próximo de sua casa. “Todos estamos propensos a contrair essa doença. Ela é altamente contagiosa. Se eu não tomar os devidos cuidados por mim e pelo meu filho, ficarei vulnerável ao vírus”, disse ela ao sair da sala de vacinação do Centro de Saúde Paulo Ramos.
O Mutirão de Vacinação continua neste domingo. Na ação, que acontece das 8h às 17h, em 169 postos de São Luís, participam mais de 1.600 pessoas – entre vacinadores, anotadores, supervisores e corpo técnico.
A partir desta segunda-feira (22), a vacinação em gestantes e portadores adultos de doenças crônicas continuará nas unidades de saúde do Município e do Estado. Os menores portadores de doenças crônicas e as crianças, com idade entre seis meses e menos de dois anos, também serão vacinados a partir desta segunda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário