segunda-feira, 15 de março de 2010

ABUSO E LUTA CONTRA VIOLÊNCIA SEXUAL DE MENORES


CINEMA

Abuso e luta
"Preciosa" mostra tragédias de vítima de violência


TARSO ARAUJO
DA REPORTAGEM LOCAL

Folha de São Paulo

Um exemplo do estrago que o abuso sexual pode causar numa família e, mais especificamente, na vida de um adolescente está em cartaz no Brasil, com "Preciosa", vencedor de dois Oscar.
A personagem que dá título ao filme tem 16 anos e está grávida do segundo filho do pai.
A mãe, além de fazer vista grossa, tem ciúmes da preferência do marido pela filha e, em vez de defendê-la, bate na menina e a proíbe de estudar.
O roteiro do filme é baseado num livro homônimo, escrito pela poeta americana Sapphire. Ela, por sua vez, escreveu inspirada por suas experiências como alfabetizadora de adolescentes e adultos no Harlem, bairro pobre de Nova York.
A professora incentivava suas alunas a escreverem sobre sua vida em diários. Ela os lia, corrigia e comentava. Nesse processo, de tabela, conhecia a intimidade de suas alunas.
Baseada nessas biografias, a personagem que nasce na ficção é muito convincente.
No livro, o realismo ainda é reforçado pelo texto "escrito como se fala", com ritmo e gírias, e cheio de erros, exatamente como deviam ser os cadernos de suas jovens alunas.
"A gente podemos fazer o que quiser quando tá falando ou escrevendo, não é que nem viver, quando a gente só podemos fazer o que tá fazendo", diz um trecho do livro. Repare na mistura de pensamentos simples e sentimentos complexos que Preciosa expõe no seu diário.

Na escola, a esperança
Aprender a ler e a escrever, aliás, é o que permite à jovem esboçar sua autoestima, lidar com os traumas e assumir, progressivamente, controle de sua vida e da de seus filhos.
No filme, apesar de algumas mudanças sutis, a história segue o mesmo fio. Com o requinte da atuação de Mo'Nique, Oscar de atriz coadjuvante, e cenas fortes de sexo.
Mas o livro é ainda mais duro, tanto na revolta que causam os relatos de abuso, quanto na mensagem de esperança que a protagonista nos transmite.




--------------------------------------------------------------------------------
O livro
Autora: Sapphire
Editora: Record
Preço: R$ 30 (192 págs.)

--------------------------------------------------------------------------------
O filme
Direção: Lee Daniels
Elenco: Gabourey Sidibe, Mo'Nique e Mariah Carey
Classificação: 16 anos

Nenhum comentário: