sábado, 21 de novembro de 2009

A PRAÇA É DO LIVRO


LITERATURA PARA TODOS
A 3ª Feira do Livro traz uma programação bastante diversificada para este domingo


As atividades da 3ª Feira do Livro de São Luís, que acontece até o próximo dia 29 de novembro continuam a todo vapor na Praça Maria Aragão. A tradição literária do Estado, conhecido como Athenas Brasileira, permanece sendo preservada. O evento, promovido pela Prefeitura de São Luís e realizado pela Fundação Municipal de Cultura (Func) traz para este domingo, dia 22, uma programação bastante eclética, prometendo atender a todos os gostos.

No auditório Ferreira Gullar terá a palestra “A inserção cultural do leitor na construção de sentidos do texto”, com o Professor da Universidade Estadual do Maranhão, Adeildo Cristóvam da Silva Júnior. Logo em seguida, haverá um debate sobre literatura com o jornalista, roteirista e escritor José Louzeiro, um dos grandes homenageados da Feira.
Já o espaço Café Literário reunirá personalidades e escritores contemporâneos, como Gabriel Jaureguy e Nan Sousa, Benedito Buzar e Ramiro Azevedo. Este último fará um breve relato sobre a vida e obra do escritor maranhense Nauro Machado.
No auditório José Louzeiro, as palestras serão sobre “A literatura oral, com o Prof. Dr. Norton Corrêa, e na sequencia, teremos “O processo de produção do livro TAMBOR DE CRIOULA: da pesquisa ao lançamento”, com Micaela Neiva Moreira e Gabriel Jaureguy.
Simultaneamente, na Casa do Escritor Maranhense, estarão sendo lançados vários títulos. Dentre eles, estão: “Lula: do retirante do nordeste a presidente da República”, de Adalto Silva França, e “Espelhos d'Água”, de Aldir Penha Costa Ferreira.
E, na Casa da Juventude, um espaço totalmente voltado para a galera jovem terá debates sobre “Tecnologia, mídia e informação”, “Sexualidade, saúde e juventude”, além da exibição de curtas. Tudo isso, a partir das 16 horas.
A FEIRA - Este ano, a feira terá uma extensa programação, incluindo seminários, encontros, oficinas, cursos, rodas de conversa, lançamentos e relançamentos de livros, exibição de filmes e programações especiais para os públicos infantil e juvenil.

A estrutura do evento ocupa uma área de seis mil m², envolvendo a Praça Maria Aragão, as instalações do Espaço Cultural, área do estacionamento da Praça e a Casa do Professor localizada no prédio da Secretaria Municipal, de Educação (SEMED), na Rua Rio Branco.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Euclides Moreira Neto, a estrutura física da Feira do Livro sofreu mudanças este ano. “Sem dúvida, a Feira do Livro é um evento de muita importância para a cidade. Não poderíamos deixá-la de fora do calendário cultural da FUNC, porém é importante destacar que trabalhamos com reciclagem e aproveitamento de materiais. Muitas peças voltam com cara nova. O Espaço Cultural agora abrigará o Espaço dos Livreiros, devidamente ambientado e estruturado para acomodar os estandes de livros. Os livrões espalhados pela Praça Maria Aragão trazem trechos e a biografia de escritores maranhenses, fazendo uma grande homenagem a escritores que muitas vezes não são literatos, como é o caso de Terezinha Rego, explicou.

Nenhum comentário: