sábado, 21 de novembro de 2009

Aberta a 3ª Feira do Livro de São Luís na Praça Maria Aragão


O prefeito de São Luís, João Castelo, e o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Euclides Moreira Neto, abriram, oficialmente, a 3ª Feira do Livro, no auditório do Memorial da Praça Maria Aragão. Com o tema “A diversidade literária na Capital Brasileira da Cultura”, a terceira edição do evento será realizada até o dia 29 de novembro, na Praça Maria Aragão.

João Castelo ressaltou a importância da Feira no sentido de aprimorar e fortalecer a cultura da cidade que tem a honra e a responsabilidade de ser Patrimônio da Humanidade e Capital da Cultura 2009. Para o prefeito, a cultura estimula a vida da população e merece ser tratada com todo carinho.

“Este é um espaço que ultrapassa a fronteira da sabedoria. Quem lê sempre aprende alguma coisa e a Prefeitura sente-se orgulhosa de realizar esta Feira anualmente, assim como outros eventos que tenham um significado importante para todos nós”, frisou João Castelo.

O prefeito chegou acompanhado da primeira-dama, Gardênia Gonçalves, do presidente da Func, Euclides Moreira e do organizador da Feira do Livro, José Maria Paixão.

Participaram da solenidade de abertura, os vereadores José Joaquim (PSDB), Vieira Lima (PPS), Francisco Viana (PSDB), entre outros, além da deputada estadual Gardênia Castelo (PSDB), dos deputados federais Roberto Rocha (PSDB), Carlos Brandão (PSDB), além dos secretários e adjuntos municipais, como também o presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), Lino Raposo Moreira, o escritor José Louzeiro, entre outros acadêmicos e demais autoridades literárias, políticas, militares e civis.

“A Feira como um grande projeto da Prefeitura de São Luís foi organizada com a cooperação da população e com o intuito de privilegiar os escritores maranhenses que são prata da casa, além de homenagear escritores e poetas de outros estados que estarão participando da programação cultural”, disse Euclides Moreira Neto.

A Escola de Música do Município e o grupo teatral Gamar, com uma representação artística denominada de “As Cidades de Gullar”, inspirada na vida e obra do poeta Ferreira Gullar, apresentaram-se na solenidade de abertura da Feira.

Durante dez dias, São Luís passará a ser a cidade do livro e da leitura e viverá intensas atividades literárias e culturais com a 3ª Feira do Livro, que tem como patrono o poeta e escritor maranhense Ferreira Gullar.

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado nesta sexta-feira, 20 de novembro, foi lançado o Plano Nacional da Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Ética Racial e Ensino de História e Cultura Afro Brasileira. Na ocasião, ainda foi apresentado o livro “A Cultura Afro Maranhense através da Imagem” que compõe a série iconografias do Maranhão.

Diversidade cultural - A Feira se transforma numa grande vitrine cultural, atribuindo visibilidade e valorização à diversidade cultural maranhense e brasileira, o que consagra a vocação natural de São Luís para a literatura e a poesia e gera ocupação e renda para centenas de pessoas que formam as cadeias produtivas envolvidas na realização do evento.

Para a terceira edição, a expectativa é que 250 mil pessoas circulem nos espaços da Feira, que terá a participação de 39 editoras, instaladas em 52 estandes, ocupados na área livre da Praça Maria Aragão. Segundo a comissão técnica organizadora do evento, devem ser movimentados mais de R$ 3 milhões durante os dez dias de atividades culturais.

Além disso, especialistas renomados de diversas áreas estão compondo a programação, como Maria Zenita Monteiro (SP), Marcio Paschoal (RJ), Newton Canitto (RJ), Leona Cavalli (RJ), Socorro Aragão (CE), Chico César (PB), e tantos outros. Tudo isso, comportado em espaços como os auditórios Ferreira Gullar e José Louzeiro, Café Literário, Espaço Infantil, Casa da Juventude, Casa do Escritor Maranhense, Casa do Professor, Cineclube Literário etc.

Para o coordenador da Feira, professor José Maria Paixão, “o evento fortalece e qualifica o calendário cultural da Capital Brasileira da Cultura”.

A Feira do Livro de São Luís constitui um espaço para o incentivo à produção literária emoldurada por uma programação artística, cultural e acadêmica, oferecendo ao público momentos de entretenimento, informação, capacitação, discussão de políticas públicas e encontro de instituições representantes do universo literário.

A Feira do Livro é Organizada pela Fundação Municipal de Cultura (Func), tem o patrocínio da Vale e do Serviço Social do Comércio (Sesc-MA) e conta com a parceria das secretarias municipais de Educação (Semed), Turismo (Setur), de Obras e Serviços Públicos (Semosp), de Saúde (Semus), Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph), Academia Maranhense de Letras (AML), Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Escola Crescimento, Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Guarda Municipal, Limpel, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Nenhum comentário: