sexta-feira, 20 de novembro de 2009

SÃO LUÍS: CIDADE DO LIVRO E DA LEITURA


FUNC realiza a 3ª Feira do Livro de São Luís de 20 a 29 de novembro



De 20 a 29 de novembro, a Praça Maria Aragão reviverá mais um momento singular na vida de nossa cidade. Serão dez dias de intensas atividades literárias e culturais com a 3ª da Feira do Livro que traz como tema: “A diversidade literária na Capital Brasileira da Cultura”, e tem como patrono o poeta e escritor maranhense Ferreira Gullar.



A abertura acontece nesta sexta-feira, a partir das 18 horas no Espaço Cultural, em frente à Praça Maria Aragão, com a presença do prefeito de São Luís, João Castelo Ribeiro Gonçalves.



A solenidade contará com a participação da Escola de Música do Município, uma representação artística do grupo teatral GAMAR, denominado de “As Cidades de Gullar” inspirada na vida e obra do poeta Ferreira Gullar. Como homenagem ao Dia da Consciência Negra, vai ocorrer o lançamento do Plano Nacional da Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Ética Racial e Ensino de História e Cultura Afro Brasileira, além do lançamento do livro “A Cultura Afro Maranhense através da Imagem” que compõe a série iconografias do Maranhão.



A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FUNC), conta com o patrocínio da VALE e do Serviço Social do Comércio (SESC-MA), e com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Secretaria Municipal de Turismo (SETUR), Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (FUMPH), Academia Maranhense de Letras (AML), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Escola Crescimento, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), Limpel, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.



Criada através de Lei Municipal (nº. 4.449 de 11 de janeiro de 2005), a Feira do Livro de São Luís integra o Programa de Memória, Documentação e Educação Patrimonial da FUNC. O objetivo do evento é promover a democratização do acesso ao livro e à leitura, fomentando os processos de criação e produção literária, assim como estimular a cadeia mediadora da leitura. A Feira é uma grande vitrine para dar visibilidade e valorização à diversidade cultural maranhense e brasileira, e veio consagrar a vocação natural de São Luís para a literatura e a poesia, gerando ocupação e renda para centenas de pessoas que formam as cadeias produtivas envolvidas na realização do evento.



A primeira edição da Feira do Livro de São Luís, realizada de 18 a 27 de outubro de 2007, foi histórica. A cidade se reencontrou, na Praça Maria Aragão, com os livros e com a leitura. Reencontro, na verdade, com sua própria história e tradição literária que permearam o ambiente da Feira com cenários, personagens e enredos de Josué Montello, patrono da edição, cuja obra descreve a vida de sua cidade. Destacando no rufar dos tambores que são tão antigos como o tempo e tão presentes como as marés a sonoridade da São Luís que permanece até agora. Movimentou cerca de dois milhões de reais em títulos comercializados, ultrapassando a barreira dos 13 mil livros vendidos. Os benefícios diretos e indiretos com os lucros, no entanto, alcançaram setores diversos proporcionando um incremento nos negócios para pessoas das mais variadas categorias profissionais. Dentre os números expressivos, destacamos as 192 mil visitas; 37 palestras realizadas; 53 lançamentos e relançamentos de obras maranhenses; 130 oficinas infantis para um público de 14.814 crianças; 27 espetáculos teatrais e contações de histórias para 19 mil crianças etc.



Já na segunda edição, inspirada nas obras do dramaturgo Arthur Azevedo, a Feira foi realizada de 09 a 19 de outubro de 2008. Nesta, os números foram ainda mais surpreendentes. Aproximadamente 200 mil pessoas visitaram a Feira e cerca de R$ 3.700.000,00 livros foram comercializados no espaço do Livro; 14.278 títulos comercializados, importando em 264 mil livros vendidos; 30 oficinas do vestibular para 3.500 alunos vestibulandos; mais de 900 agendamentos escolares e de grupos dos movimentos sociais, atendendo mais de 70.000 crianças e jovens; 54 lançamentos e 23 relançamentos de livros de escritores maranhenses e de outros estados na Casa do Escritor etc.



Para a terceira edição, a expectativa é que 250 mil pessoas circulem nos espaços da Feira, que terá a participação de 39 editoras já confirmadas, instaladas em 52 estandes. Segundo a comissão técnica organizadora do evento, devem ser movimentados mais de R$ 3 milhões durante os dez dias de programação. Além disso, especialistas renomados de diversas áreas estão compondo a programação, como Maria Zenita Monteiro (SP), Marcio Paschoal (RJ), Newton Canitto (RJ), Leona Cavalli (RJ), Socorro Aragão (CE), Chico César (PB), dentre outros. Tudo isso, comportado em espaços como os Auditórios Ferreira Gullar e José Louzeiro, Café Literário, Espaço Infantil, Casa da Juventude, Casa do Escritor Maranhense, Casa do Professor, Cineclube Literário etc.



Para o coordenador da Feira, o professor José Maria Paixão, “a Feira fortalece e qualifica o calendário cultural da Capital Brasileira da Cultura”.



A Feira do Livro de São Luís constitui um espaço para o incentivo à produção literária emoldurada por uma programação artística, cultural e acadêmica, oferecendo ao público momentos de entretenimento, informação, capacitação, discussão de políticas públicas e encontro de instituições representantes do universo literário.

Um comentário:

saulo disse...

Olá Joel,
Tenho ido à todas as edições da feira do Livro. E em toda elas me deparei com uma organização fenomenal.Todas as atrações desenvolvidas foram de grande sucesso. A FUNC,como organizadora do evento,está de parabéns!

Até mais,
http://s.barreto.zip.net