sábado, 28 de novembro de 2009

FEIRA DO LIVRO CHEGA AO FINAL NESTE DOMINGO


Feira do Livro de São Luís chega ao último dia com sucesso de público

Desde a abertura, no último dia 20, milhares de pessoas já visitaram a 3ª Feira do Livro de São Luís, que acontece na praça Maria Aragão até este domingo (29). Atividades simultâneas foram realizadas nos mais de dez espaços com uma programação diversificada, voltada para crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade.

Na Feira, promovida pela Prefeitura de São Luís e organizada pela Fundação Municipal de Cultura (Func), o público apreciou a literatura, o teatro e a dança. Cerca de 200 escolas, com visitação pré-agendada, marcaram presença na mostra e encontraram no evento não só momentos de lazer e diversão, mas, sobretudo, de conhecimento.

Para o público infantil, uma vasta programação nos estandes do Sesc, carrobiblioteca e circoler, com contação de histórias, performances teatrais, oficinas de leitura, além de origami, tagram, que fazem a alegria da criançada. Para jovens e adultos, estandes de livros, palestras na Casa da Juventude, auditórios Ferreira Gullar e José Louzeiro e os lançamentos de livros na Casa do Escritor.

Uma das novidades da III Feira do Livro de São Luís foi a presença direta dos apoiadores e patrocinadores em estandes montados na praça Maria Aragão, onde eles participaram da programação, promovendo eventos e exposições. Com isso, as instituições aproveitaram para estabelecer um contato mais aproximado com seu público e apresentar projetos e serviços prestados à sociedade.

Para este domingo (29), a solenidade de encerramento, que acontece a partir das 18 horas, contará com a participação de cantores e representantes da cultura local. Uma grande festa para fechar com chave de ouro um dos maiores eventos literários de nossa cidade.

Estrutura da feira - Este ano, a feira contou com uma extensa programação durante dez dias, incluindo seminários, encontros, oficinas, cursos, rodas de conversa, lançamentos e relançamentos de livros, exibição de filmes e programações especiais para os públicos infantil e juvenil.
O Espaço Cultural abrigou o Espaço dos Livreiros, devidamente ambientado e estruturado para acomodar os estandes de livros. Os livrões espalhados pela Praça Maria Aragão apresentaram trechos e a biografia de escritores maranhenses, fazendo uma grande homenagem a nomes que, muitas vezes, não são literatos, como é o caso de Terezinha Rego, explicou.
A estrutura do evento ocupa uma área de seis mil m², envolvendo a Praça Maria Aragão, as instalações do Espaço Cultural, área do estacionamento da Praça e a Casa do Professor, localizada no prédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na Rua Rio Branco

Programação cultural deste domingo

- Banda Fanfarra do Colégio La Rocque (Centro), regida por Luis Wagner Correia
- Bloco Tradicional "Os Foliões"
- Grupo de Hip Hop "Força Guetho" - Casa da Juventude
- Espetáculos teatrais: "Memórias de um sargento de milícias", por alunos da Universidade Dom Bosco – UNDB, e "As mentiras que os homens contam", por alunos do Uniceuma.

Nenhum comentário: