quinta-feira, 26 de novembro de 2009

CHICO CÉSAR NA FEIRA DO LIVRO


A SONORIDADE POÉTICA DE CHICO CÉSAR
Chico César lança livro de poesias na 3ª Feira do Livro de São Luís

Chico César marcará sua participação na 3ª Feira do Livro no próximo dia 28, sábado, com o relançamento do livro de poesias “Cantáteis”. A apresentação de seu primeiro livro como escritor acontecerá no Auditório Ferreira Gullar às 20 horas e o público poderá esperar muita poesia e música de qualidade.

A obra “Cantáteis – Cantos Elegíacos de Amozade” – foi editada no Brasil pela Garamond e na Espanha pela Edicions Positivas, saiu também como audiobook pela Livro Falante. Com uma linguagem típica da literatura de cordel, o autor impressiona não só os admiradores de sua musicalidade, como também àqueles que apreciam uma boa leitura. Convertida para áudio, ela é composta por 141 estrofes, cada uma com onze versos de sete sílabas. Para pontuar os versos que declama, Chico César cria uma teia eletrônica, baseada em um instrumento híbrido que mistura a rudimentar cítara nordestina com o berimbau.

Em Cantáteis, Chico mescla elementos da sua própria experiência, da vida cotidiana, com referências eruditas, da filosofia à política, e da cultura popular, do cinema, do pop, da comunicação de massas e do brega, entre outras dialoga com uma rica vertente da literatura e da poesia contemporâneas. Mais além, na própria estrutura, por sua proposta cênica, musical (encontra-se em parte musicado) e midiática, o poema se insere no registro multimídia, característica marcante da criação poética a partir do século XX.

Iniciada em 1993, Chico revela que escreveu a obra “não num só fôlego, como seria mais heróico de contar. Mas em muitos e seguidos mergulhos no texto, no assunto. Escrevi em um bloco de notas, à mão, em São Paulo. Andando pelas ruas. De ônibus, a pé, de metrô, de táxi. Eu, estrangeiro no lugar e no momento, escrevi esse texto aos solavancos vagando pela cidade, mais pela zona oeste. À vezes vagando pelo meu quarto num minúsculo apartamento que dividia com um colega nordestino na Avenida Heitor Penteado”, explica.

Músico, compositor e escritor, Chico nasceu em Catolé do Rocha, na Paraíba, em 1964. Aos 16 anos, foi para João Pessoa, onde se formou em jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), enquanto participava do grupo Jaguaribe Carne, que fazia poesia de vanguarda. Aos 21, mudou-se para São Paulo. Trabalhando como jornalista, aperfeiçoou–se no violão, multiplicou as composições e formou seu público. Hoje tem uma carreira artística de repercussão internacional.

Nenhum comentário: