segunda-feira, 30 de novembro de 2009

III Feira do Livro de São Luís recebeu mais de 200 mil pessoas em dez dias


Nesta terceira edição da Feira do Livro de São Luís, realizada pela Prefeitura de São Luís e coordenada pela Fundação Municipal de Cultura (Func), a cidade, mais uma vez, reencontrou-se com os livros e com a leitura durante os dez dias de evento na praça Maria Aragão. No período de 20 a 29 de novembro, mais de 200 mil pessoas circularam pelos espaços que integraram a estrutura e programação do evento.

O prefeito João Castelo, que prestigiou a programação da Feira, avaliou de forma positiva os dez dias de realização do evento na Maria Aragão. “Fizemos isso para o povo e ele esteve aqui participando desse ato importantíssimo para o engrandecimento da cultura de São Luís. No ano que vem [2010], a população de nossa cidade pode esperar uma feira ainda melhor”, afirmou.

Durante os dez dias, o público reencontrou-se com a própria história e tradição literária da cidade, já que nesta edição houve a plena inserção dos escritores locais, efetivos espaços de participação dos editores, livreiros, distribuidores, gráficas, de professores, bibliotecários, arte-educadores, animadores culturais e artistas.

Além do reencontro, houve representativa movimentação financeira gerada durante o evento. Segundo o presidente da Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão, Milton Lira, a estimativa é que tenham sido comercializados R$ 2,8 milhões em livros.

Porém, a Feira não foi um mero espaço de comercialização de livros. A parte comercial teve dimensão fundamental para o êxito do evento, mas o foco de sua programação centrou suas atividades na importância da leitura, no desenvolvimento humano e educacional, capacitando educadores, estudantes universitários e alunos do ensino fundamental e médio.

A estrutura da 3ª Feira de São Luís foi ousada e inovadora para a cidade. A organização enfrentou o desafio de montar uma estrutura em local aberto. No entanto, todas as dificuldades foram vencidas, garantido o bom funcionamento da mostra.

A Prefeitura inovou, mais uma vez, quando realizou, no último dia da Feira (29), uma reunião envolvendo os parceiros, patrocinadores e livreiros para avaliar o modelo adotado e os resultados alcançados, destacando os pontos positivos e negativos. Todos os itens destacados foram devidamente avaliados e discutidos em conjunto, inclusive a data de realização da quarta edição, que deverá ser de 12 a 21 de novembro de 2010.

Ao final da reunião, o presidente da Func, Euclides Moreira Neto, agradeceu a participação ativa de todos. “O nosso compromisso é com a cidade e sua população. O objetivo aqui é realizar um evento onde todos tenham voz e vez. Ainda mais em um evento tão importante para o Maranhão. Tivemos uma experiência fantástica ao proporcionarmos uma nova infraestrutura à Feira com espaços mais amplos para acomodar melhor o público”, disse.

Nenhum comentário: