sábado, 29 de agosto de 2009

São Luís será homenageada no carnaval de São Paulo




As belezas naturais, a arquitetura, a gastronomia, a cultura e o povo de São Luís do Maranhão serão exaltados em mais um samba enredo, que ecoará no Carnaval de São Paulo, um dos maiores do Brasil. Para 2010, a Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi irá para a passarela paulista cantando “São Luís: um universo de encantos e magias”. A Prefeitura da capital, através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), é importante parceira na viabilização do sucesso da agremiação no próximo ano.

A letra da música, composta por Chumbinho, Waltinho S.A. e Tião, tem como foco a tradição folclórica, destacando o carnaval local, o bumba-meu-boi, o tambor de crioula e tudo aquilo que evidenciou a cidade como Capital Brasileira da Cultura 2009. As “brincadeiras” ganharam forma nas fantasias que caracterizarão os participantes das alas.

Além disso, o Centro Histórico, fontes e museus também estarão no centro do enredo paulista. Como não poderia deixar de ser, as praias e a culinária também serão lembradas na música. São Luís, como berço de poetas famosa por conta do grande número de escritores e poetas, como Aluísio de Azevedo, Ferreira Gullar, Graça Aranha, Josué Montello, entre outros imortais, também estará ilustrada na passarela de São Paulo.

A história, lendas e causos serão revelados ao Brasil em forma de melodia, onde os espectadores terão a oportunidade de se envolver com a riqueza popular da capital maranhense. “Temos a maior diversidade cultural do país. Nossos costumes e os atrativos aqui existentes dão muitas opções aos interessados em mostrar a cidade em um evento com grande apelo popular como o carnaval”, disse o titular da Setur, Liviomar Macatrão.

Várias peculiaridades também estarão sendo mostradas ao público, como a juçara, a fundação da cidade e invasões, o refrigerante Jesus, tipicamente ludovicense, o ritmo cadenciado do reggae, entre outros.

"Esta é uma grande oportunidade para divulgarmos São Luís, porque é comprovado o índice de audiência do desfile paulistano na sexta-feira e para o principal mercado consumidor de turismo do país ", finalizou Macatrão.

Alas – Serão, ao todo, 23 alas, espalhados entre os cinco carros alegóricos, abordando temas como ritmos e cultos africanos, festa de São João, São Luís Patrimônio Cultural da Humanidade, lendas de São Luís do Maranhão e jamaica brasileira.

Esta não é a primeira vez que a cidade é tema de samba no eixo Rio-São Paulo. Numa das suas mais importantes participações, a capital maranhense foi homenageada pela Beija-flor de Nilópolis, em 2001. O samba colocou no dia-a-dia do maranhense o refrão “(...) Sou Beija-Flor e o meu tambor tem energia e vibração; vai ressoar em São Luís do Maranhão (...)”.

Nenhum comentário: