sábado, 14 de março de 2009

Lula quer "Cara, Crachá "no futebol

A "Carteirinha do Torcedor" vai funcionar?
Em meio a decisão do Governo Federal de lançar um pacote de ações para coibir a violência nos estádios, veio o polêmico cadastro nacional de torcedores organizados, com direito a identificação biométrica e uma "carteirinha", que todos os espectadores, organizados ou não, devem portar para entrar nos estádios.
Na teoria a medida é fantástica, cada torcedor a partir dos 16 anos que entra no estádio, terá em um banco de dados, todas as suas informações armazenadas e qualquer tumulto do qual esteja participando ou incitando, ele será identificado e responsabilizado.
Alguns estádios brasileiros mais modernos contam com circuito de câmeras interna para melhor visualizá-lo e poder assim identificar de forma rápida e eficiente os baderneiros e suas peripécias.
Identificá-los só não basta, a punição é primordial no combate à violência, então também foi divulgado pelo Ministro Orlando Silva, um projeto de lei, que visa transformar em crime as práticas de badernas e confusões dentro e nos arredores de estádios, a venda de ingressos mais caro - os famosos cambistas - ou portar material que ofereça perigo ao próximo.
As punições variam pra cada caso, os baderneiros chegariam a ficar dois anos em reclusão se forem considerados culpados e enquadrados na lei.

Nenhum comentário: