terça-feira, 1 de junho de 2010

Os jogadores cortados antes da Copa do Mundo



De 1970 até 2006, quase sempre os treinadores do Brasil tiveram que cortar pelo menos um jogador de suas listas para os Mundiais. Apenas na Copa de 90, na Itália, nenhum jogador brasileiro teve a infelicidade de ter de voltar mais cedo por alguma contusão. A lista de atletas que tiveram que dizer adeus dias antes do torneio inclui nomes como Romário e Ricardo Gomes.



Fato curioso que o ex-atacante e atual presidente do Vasco, Roberto Dinamite já foi chamado em duas Copas para ser o substituto em 1978 e 1982, respectivamente. Outro caso peculiar é o do volante Emerson, em 1998, na França. O jogador foi chamado às pressas para usar a camisa 11 que seria de Romário. Mas em 2002, um dia antes do jogo entre Brasil e Turquia, o atleta se machucou em um treino recreativo e teve de ser cortado pela comissão técnica. Em seu lugar foi chamado o meia Ricardinho.

O ex-lateral Leandro é uma exceção, o jogador foi convocado para a Copa do Mundo de 1986, no México. No entanto, preferiu não viajar por solidariedade ao amigo Renato Gaúcho, que foi cortado pelo técnico Telê Santana para o Mundial por ter fugido da concentração na preparação para o torneio junto com o defensor. Apenas Leandro foi perdoado e convocado para a competição. Mas por amizade a Renato Gaúcho, o lateral não embarcou para o país-sede. Para o seu lugar, Josimar, na época do Botafogo, foi convocado e se destacou no torneio.

Nem sempre os substitutos são jogadores das mesma posição. Em 1970 no México, Zagallo foi obrigado a cortar o ponta Rogério e preferiu chamar o goleiro, o ex-palmairense Leão.

Nenhum comentário: