sexta-feira, 11 de junho de 2010

Dezenas de milhares participam de Parada Gay em Tel Aviv


Dezenas de milhares de israelenses participaram nesta sexta-feira da parada Gay Pride, em Tel Aviv, organizada desde 1988 pela prefeitura.

Em meio a um forte calor, drag queens, defensores dos direitos civis, homossexuais e heterossexuais vindos com a família percorreram as ruas da cidade balneária, agitando bandeiras nas cores do arco-íris e de Israel, ao som de muita música.
Segundo a imprensa israelense, cerca de 100 mil pessoas participaram do desfile, um recorde de afluência para o acontecimento que tem como lema, neste ano, o versículo bíblico: "Amarás ao próximo como a ti mesmo".

"A aceitação da diferença faz a nossa força", declarou, durante um pronunciamento no início da manifestação, a líder do partido Kadima (centrista, oposição), Tzipi Livni.

Pela primeira vez, um grupo alternativo de gays e lésbicas usou o slogan "pelos direitos iguais em todas as comunidades", em referência à discriminação sofrida pela minoria árabe de Israel.

Um grande número de policiais foi mobilizado para proteger os manifestantes. Várias grandes artérias da cidade foram fechadas.

Ao contrário de Jerusalém, Tel Aviv tem a reputação de ser uma cidade liberal em relação aos costumes.

Apesar da hostilidade causada pelos gays nos círculos religiosos em Israel, a homossexualidade não pode ser penalizada em Israel desde 1988, e alguns direitos dos casais gays ou lésbicas são reconhecidos pelos tribunais.

Nenhum comentário: