quarta-feira, 26 de maio de 2010

Teatro Municipal do Rio reabre esta quinta-feira (27) após 3 anos fechado


O centenário Teatro Municipal do Rio de Janeiro, uma joia da arquitetura eclética carioca cujo desenho foi inspirado na Ópera de Paris, será reaberto esta semana, após uma cara restauração que durou quase três anos.

Inaugurado em 14 de julho de 1909 pelo presidente Nilo Peçanha como um símbolo do desenvolvimento da então capital brasileira, o teatro reabrirá quinta-feira (27) com uma cerimônia que terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e para qual foi convidado o presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.

A reforma, que deveria ter ficado pronta em julho de 2009 para as comemorações do centenário, superou o prazo previsto e diante da impossibilidade do acesso ao palco, coberto de andaimes, os artistas da instituição comemoraram a data com um espetáculo ao ar livre na Cinelândia, praça em frente ao teatro.

Para resgatar a arquitetura original do teatro, construído no início do século passado pelo prefeito Francisco Pereira Passos, foram investidos R$ 70 milhões nos trabalhos de restauro que duraram mais de 900 dias.

A solenidade de amanhã será somente para convidados, mas os fãs da música clássica e do balé, assim como todos os interessados em ver de perto o resultado da reforma, poderão fazê-lo a partir do próximo sábado (29), quando o teatro reabre ao público

Nenhum comentário: