domingo, 14 de março de 2010

Alonso estreia com vitória pela Ferrari no Bahrein


Massa larga mal, mas também consegue ultrapassar Vettel e termina a corrida na segunda posição

Como já era esperado antes da prova, a Ferrari entraria no GP do Bahrein com rendimento melhor de corrida do que a principal rival no início da temporada: a Red Bull de Sebastian Vettel. O alemão largou na pole e manteve o primeiro lugar até a 34ª volta, quando já dava sinais de perda de potência no motor e foi ultrapassado por Fernando Alonso e Felipe Massa. Logo na arrancada da prova, o espanhol saiu melhor e passou o companheiro de equipe, invertendo as posições iniciais do grid.

A partir daí, o espanhol estreante na escuderia de Maranello passou a encaixar uma série de voltas mais rápidas da corrida, enquanto o brasileiro recebeu dos engenheiros da Ferrari a ordem para diminuir o ritmo. Lewis Hamilton, da McLaren, ainda teve tempo de ultrapassar o alemão da RBR e alcançar o pódio.

O segundo melhor piloto do País na corrida foi Rubens Barrichello. Em sua estreia na Williams, o terceiro colocado do mundial do ano passado ficou em décimo e assinalou um ponto. Os debutantes Lucas di Grassi, da Virgin, e Bruno Senna, da Hispania, abandonaram a prova logo no início.

Algumas importantes mudanças no circo da Fórmula 1 marcam o GP do Bahrein. O sistema de pontuação é uma delas. A partir de agora, os dez primeiros colocados pontuam e o vencedor é premiado com 25 e não mais 10 pontos. O segundo faz 18 e o terceiro 15. Outra alteração crucial é a proibição do reabastecimento durante a corrida. Os pilotos largam com tanque cheio e podem apenas trocar pneus.

Apontado como favorito por muitos críticos na véspera da corrida, Felipe Massa não encontrou vida fácil logo na primeira curva. Após largar na parte "suja" do circuito, o brasileiro tentou segurar a segudna posição, mas acabou superado por Alonso e quase foi ultrapassado também por Hamilton. Barrichello, por outro lado, largou bem, e ganhou o posto do polonês Kubica, ficando no décimo lugar, que manteria até o final do GP do Bahrein.

Massa chegou a marcar algumas das voltas mais rápidas da prova, mas não foi o suficiente para retomar o posto ocupado por Alonso. Já depois da troca de pneus, na 34ª volta a corrida começou a pegar fogo. Os dois ferraristas definiram a dobradinha da escuderia ao ultrapassar um "lento" Vettel. Outra atração da prova foi o retorno de Michael Schumacher, pela Mercedes, após três anos de aposentadoria das pistas. O alemão ficou na sexta posição, uma atrás do companheiro de equipe e compatriota Nico Rosberg.

O resultado final da corrida deixa Alonso na liderança do campeonato, com 25 pontos, seguido por Massa, com 18, e Hamilton, com 15. A Ferrari lidera entre os construtores, com 43, seguida da McLaren, que tem 20.

Veja o desempenho dos seis primeiros colocados e dos brasileiros:

1. F. Alonso (ESP) - Ferrari 1h39m20s396
2. F. Massa (BRA) - Ferrari a 16s
3. L. Hamilton (ING) - McLaren a 23s1
4. S. Vettel (ALE) - Red Bull a 38s7
5. Rosberg (ALE) - Mercedes a 40s2
6. Schumacher (ALE) - Mercedes a 44s1
10.Barrichello(BRA) - Williams a 1min02s4
19. B. Senna (BRA) - Hispania - NÃO COMPLETOU A PROVA
23 Di Grassi (BRA) - Virgin - NÃO COMPLETOU A PROVA

Nenhum comentário: