sábado, 9 de janeiro de 2010

Func celebrará centenário de Maria Aragão


Func celebrará centenário de Maria Aragão
Ativista social completaria 100 anos de vida no próximo dia 10 de fevereiro

Contar e recontar a história de um povo é fazer renascer os feitos e conquistas de seus heróis e personagens. A cidade de São Luís tem em sua memória inúmeras e gloriosas figuras que merecem o devido respeito e destaque. Entre elas, está a médica maranhense e militante política Maria José Aragão (1910-1991), que teve sua vida marcada pela atuação no universo social e político de nosso Estado.
N próximo dia 10 de fevereiro (quarta-feira) Maria Aragão chegaria ao seu centenário de vida. A data será comemorada em grande estilo, numa iniciativa da Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura.
Com o objetivo de valorizar ainda mais essa data, o Presidente da Func, Euclides Moreira Neto, está convocando para uma reunião nesta terça-feira, 12, às 16h, todos os simpatizantes e militantes, artistas, movimentos sociais, instituições e associações que desejam participar da homenagem.
Para a data festiva já está programado para a praça que leva o nome da ativista, um show com cantores maranhenses, a bateria da Favela do Samba e Evolução de Casais de Mestre Sala e Porta Bandeiras da escola que prestou homenagem em vida a militante no carnaval de 1989, com o enredo “A peleja contra o dragão da maldade: o sonho de Maria Aragão”, do saudoso compositor Escrete.
A homenagem à Maria Aragão faz parte da programação oficial de Carnaval desenvolvida pela Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Maria Aragão.

BOX
Sobre Maria Aragão
Maria Aragão é considerada intérprete dos grandes anseios de justiça e paz dos oprimidos, exemplo de dignidade, coerência e ética. A mulher que transcendeu convenções no modo de pensar e viver, estando sempre à frente de seu tempo; a doce revolucionária que se entregou apaixonadamente a uma causa: lutar por uma sociedade igualitária, onde todos os homens tivessem os seus direitos básicos respeitados – alimentação, saúde, educação, lazer e moradia. Como sindicalista e fundadora da CUT, Maria Aragão lutou pela organização dos trabalhadores e defendeu um ensino público e gratuito.
A história de Maria Aragão, marcada por sua atuação no universo social e político do nosso Estado, fez com que a Prefeitura Municipal de São Luís, através do ex-prefeito Jackson Lago, entregasse ao povo maranhense o Memorial Maria Aragão, obra do arquiteto brasileiro mais importante do século: Oscar Niemeyer.

Nenhum comentário: