quinta-feira, 26 de novembro de 2009

JOGO ECOLÓGICO MOVIMENTA A 3ª FEIRA DO LIVRO


O LADO LÚDICO DA FEIRA
Jogo ecológico anima a Feira do Livro até domingo

Idealização, criação e autoria do design e cartunista Terciano Torres, o Circuito Ecológico passou a integrar, na tarde de hoje (26), a programação da 3ª Feira do Livro. Preocupado com as questões ambientais da cidade, Terciano criou o Circuito Ecológico de São Luís. De forma lúdica e interativa, o participante do jogo se depara com todas as questões atinentes ao meio ambiente, abrangendo desde hábitos mais simples do cotidiano, como deixar a torneira aberta ao escovar os dentes, até a poluição das águas do mar pelos esgotos.

O objetivo do jogo é desenvolver a consciência de preservação do meio ambiente. O jogo acontece em São Luís, revelando toda a problemática encontrada na ilha. Ao mesmo tempo em que mostra as mazelas, como os animais em extinção (guará), a pesca predatória (caranguejo), o tráfico de animais (papagaio), ele também ajuda o jogador a criar uma consciência ecológica e o incita à preservação do meio ambiente, como coleta seletiva de lixo, reciclagem de materiais plásticos etc.

O jogo é realizado em um mapa com a participação de duas equipes com seis participantes. O jogador participa ativamente, como objeto do jogo que percorre a trilha. Ao lançar o dado, de acordo com o número que apareça e a mensagem encontrada na casa, o jogador avança ou retorna as casas. Ao todo, são 75 casas a serem atingidas.

O circuito, destinado a públicos de todas as idades, desenvolve as habilidades de oralidade, socialização, raciocínio lógico, além de ser interdisciplinar, relacionando questões de geografia, ecologia, meio ambiente e matemática.

Segundo a gerente comercial da Cartum Postal e instrutora do jogo, “em apenas duas horas de atividade aqui na Feira, já participaram do jogo aproximadamente cem jovens e crianças. Ele desperta a atenção pelo colorido, pelas imagens e personagens humorizadas. Toda essa arte é feita em cartum a caneta de bico de pena”, explica.

O jogo ecológico permanecerá na Praça Maria Aragão até o encerramento da Feira, neste domingo, 29.

Nenhum comentário: