quinta-feira, 6 de agosto de 2009

FUNDAÇÃO JOSÉ SARNEY NA MIRA DA CPI DA PETROBRÁS


CPI da Petrobras aprova plano de trabalho de Jucá
Projeto determina que investigação da estatal será retroativa a 1998, durante o governo de FHC
Apesar das críticas feitas pela oposição, a CPI da Petrobras, que iniciou os trabalhos nesta quinta-feira, aprovou o plano de trabalho do relator, Romero Jucá (PMDB-RR), adiando para o futuro a discussão sobre os temas mais polêmicos, incluindo a possibilidade de investigação sobre a Fundação José Sarney, algo que não consta do plano de trabalho de Jucá, aprovado sem nenhum voto contrário.

A fundação pode ter desviado recursos da estatal, que havia liberado o dinheiro para patrocínio cultural, e a direção da entidade nega, afirmando que houve acompanhamento da execução do projeto pela própria Petrobras. A investigação será retroativa a 1998, período em que Fernando Henrique Cardoso era presidente da República, e o relator garantiu que a idéia inicial é apurar a questão do patrocínio em geral, e não apenas no caso específico da Fundação José Sarney.

A tomada de depoimentos começará na terça-feira, com a presença do secretário-interino da Receita Federal, Otacílio Dantas Cartaxo, e Jucá já previu, em seu plano, o convite para os presidentes da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, bem como de outros diretores da estatal. Foi incluída na lista a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira, que deixou o cargo em razão do questionamento sobre uma manobra contábil da Petrobras, que possibilitaria a redução no pagamento de impostos.

Nenhum comentário: