domingo, 16 de agosto de 2009

Func festeja Dia Internacional do Folclore com homenagens aos blocos tradicionais


Func festeja Dia Internacional do Folclore
Blocos Tradicionais vão ser homenageados
O Dia Internacional do Folclore, 22 de agosto, faz parte do calendário da programação festiva da Capital Brasileira da Cultura e do ano da França no Brasil. E como não poderia deixar de ser, a Prefeitura de São Luís, via Fundação Municipal de Cultura, através da equipe técnica responsável pelo Inventário Nacional de Referencias Culturais, fechou uma semana de atividades toda dedicada aos Blocos Tradicionais do Maranhão, expressão artística maranhense que está em processo de levantamento e pesquisas para ser contemplada com certificado de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.
A programação será composta de três atividades. A primeira acontece a partir desta terça-feira (18) com a abertura da exposição “Vai Querer, Vai Querer (?) Blocos Tradicionais do Maranhão”, com fantasias, instrumentos e fotografias gentilmente cedidas pelo repórter fotográfico Edgar Rocha. A abertura será às 18 horas, na Galeria Zaque Pedro, no prédio do Solar Nazeu Quadros (rua do Ribeirão, 395 – Centro – próximo à Fonte do Ribeirão). A mostra fica em cartaz para visitação até o dia 31 de agosto. Ainda nesta mesma noite terá a apresentação de dez componentes do Bloco Tradicional Os Vigaristas.
No segundo momento, consta a ealização do Seminário “Inventário Nacional de Referências Culturais – INRC do Bloco Tradicional do Maranhão”, que acontece quarta (19) e quinta-feira (20), das 18h00 às 21h00, no auditório do Sindicato dos Bancários do Maranhão, na rua do Sol, 417.
Na sexta-feira (22), o encerramento das atividades será marcado pela apresentação de oito blocos tradicionais em volta da Fonte do Ribeirão, das 18h ás 21 horas.
Fazer BOX

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO COMEMORATIVO DO DIA INTERNACIONAL DO FOLCLORE/2009
HOMENAGEM AOS BLOCOS TRADICIONAIS



• EXPOSIÇÃO “Vai Querer, Vai Querer? Blocos Tradicionais do Maranhão” Fotografias, Fantasias e Instrumentos.
Período: 18 a 31 de Agosto de 2009
Horário: 09h00 às 18h00
Local: Galeria Zaque Pedro / Prédio Nazeu Quadros
Rua do Ribeirão, 395 – Centro.
As peças do acervo da exposição são dos Blocos Os Foliões, Os Brasinhas, Príncipe de Roma, Os Vingadores, Os Vigaristas, Os Vigaristas do Ritmo, Os Magnatas e Os Tropicais do Ritmo.
As fotografias gentilmente cedidas pelo repórter fotográfico Edgar Rocha. Nesta noite teremos a apresentação especial do Bloco Tradicional ‘Os Vigaristas’

• Seminário “Inventário Nacional de Referências Culturais – INRC do Bloco Tradicional do Maranhão”
Datas: 19 e 20 de Agosto de 2009
Horário: 18h00 às 21h00
Local: Sindicato dos Bancários do Estado do Maranhão – Rua do Sol, 417, Centro.
1º Dia: 19 de Agosto:
Abertura do Seminário (18h00min às 18h30 horas) – Kátia Santos Bogéa – Superintendente do IPHAN – MA; Euclides Barbosa Moreira Neto – Presidente da FUNC; Maria Michol Pinho de Carvalho – Coordenadora do INRC do Bloco Tradicional do Maranhão.
Abordagem sobre o “Programa Nacional de Patrimônio Imaterial – PNPI: do Conceito à Salvaguarda” (18h30 às 20h00) – Representante do IPHAN.
Intervalo (20h00 às 20h10)
Debate (20h15 às 21h00)
2º Dia – 20 de agosto:
Abordagem sobre “Detalhamento da Pesquisa do INRC: Instrumentos Metodológicos” (18h às 20horas) – Maria Michol Pinho de Carvalho – Coordenadora do INRC do Bloco Tradicional do Maranhão; Elisene Castro Matos – Supervisora; Lenir Pereira dos Santos Oliveira – Supervisora.
Intervalo (20h00 às 20h10)
Debate (20h15 às 21h00)



• Apresentações dos Blocos Tradicionais Os Vigaristas, Os Foliões, Os Gladiadores, Os Vigaristas do Ritmo, Os Indomáveis, Os Brasinhas, Falcão de Prata e os Tradicionais do Ritmo.
Data: 21 de Agosto de 2009
Horário: 18 h às 22 horas
Local: Fonte do Ribeirão (Rua do Ribeirão / Rua Isaac Martins, Centro)

Nenhum comentário: