quinta-feira, 16 de julho de 2009

LULINHA PAZ E AMOR INSISTE EM PROTEGER SARNEY E DE FORMA 'PALHAÇA' CHAMA SENADORES DE 'BONS PIZZAIOLOS'


Lula diz que senadores "são bons pizzaiolos"
Em retaliação, oposição rejeita indicação do Planalto para a ANA; constrangidos, governistas encerram a sessão às pressas

Presidente afirma que CPI da Petrobras só interessa a "quem quer fazer Carnaval'; oposição se diz ofendida com as declarações de Lula

SIMONE IGLESIAS
FERNANDA ODILLA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Ao chamar os senadores de oposição de "bons pizzaiolos", o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu a primeira crise com o Senado após a instalação da CPI da Petrobras. Dizendo-se ofendidos, vários oposicionistas foram ao plenário para dizer que está dentro do Planalto o forno que assa as pizzas.
Em retaliação às declarações do presidente, o Senado rejeitou por 30 votos a 20 a recondução do diretor da ANA (Agência Nacional de Águas), Bruno Pagnoccheschi. "É falta de maturidade nossa. O justo não deve pagar pelo suposto pecador", reclamou a senadora Marina Silva (PT-AC), que trabalhou com Pagnoccheschi na época em que esteve à frente do Ministério do Meio Ambiente.
Temendo mais derrotas, os governistas adiaram para agosto a apreciação de outras indicações e encerraram a sessão às pressas. Constrangidos, os aliados de Lula tentaram minimizar o que a oposição chamou de ridicularização. A líder do governo no Congresso, Ideli Salvatti (PT-SC), não falou nada.
O presidente da CPI da Petrobras, João Pedro (PT-AM), reagiu com bom humor: "Eu nem sei fazer pizza". Já o líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), disse em nota que a declaração de Lula "é uma frase infeliz que não expressa o que o presidente efetivamente pensa e o respeito que tem por esta Casa e pelos senadores".

"Carnaval"
Ontem, após a posse do novo presidente da Embrapa, Lula foi questionado sobre a CPI da Petrobras e partiu para o ataque. Disse que a CPI é interessante para quem "quer fazer um Carnaval": "Para quem quer investigar seriamente era preciso ter outro mecanismo. Acontece que a Petrobras é a maior empresa brasileira, a empresa de maior projeção nacional, tem ações na Bolsa".
Ele argumentou que a oposição, no governo FHC, queria privatizar a Petrobras: "A turma que até pouco tempo queria privatizá-la passou a defendê-la" -numa referência indireta ao PSDB e ao DEM. Questionado então se a CPI da Petrobras ia "acabar em pizza temperada com pré-sal", o presidente respondeu: "Todos eles [senadores] são bons pizzaiolos".
Antes, Lula já havia dito que no Senado só tem "espertos", pois os "bobos" não são eleitos: "O Senado só tem gente experiente. Você acha que tem algum bobo no Senado? O bobo é quem não foi eleito. Os espertos estão todos eleitos. Eu aprendi com o Ulysses Guimarães: uma vez falei pra ele que tinha muita gente que não sabe de nada. E ele me disse: "Os que não sabem de nada são suplentes. Ninguém é eleito à toa'".

Despreocupado
Apesar das críticas à oposição, Lula disse que hoje não está preocupado com a investigação, mas com o marco regulatório do petróleo no pré-sal.
"Minha preocupação agora não é com a CPI. Minha preocupação é que me entreguem daqui a dez dias o novo marco regulatório da Lei do Petróleo por causa do pré-sal. Quero anunciar ao Brasil qual será o novo marco regulatório e quero mandar para o Congresso as mudanças na lei que são necessárias. Enquanto a oposição grita, eu trabalho", declarou.
Até a instalação da CPI, terça-feira, Lula fez de tudo para enfraquecê-la. Primeiro, tentou miná-la por meio dos líderes de sua base no Congresso e do ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais). Sem sucesso, conseguiu emplacar no comando da comissão dois aliados: João Pedro (PT-AM) na presidência e Romero Jucá (PMDB-RR) na relatoria.

Nenhum comentário: