segunda-feira, 20 de julho de 2009

COMPANHIA BARRICA CONTESTA O NOME DA OPERAÇÃO DA PF


JORNAL O ESTADO DO MARANHÃO (20.07.09.pág 02. Política)

A imprensa do sul do país continua intitulando indevidamente de Operação Boi Barrica a investigação feita pela Polícia Federal em que figura o empresário Fernando Sarney. "A própria PF deu notícia pública, em 26 de março deste ano, esclarecendo a desvinculação do nome do nosso grupo com o citado inquérito policial", esclareceu José Pereira Godão, criador e diretor artístico do Barrica, em correspondência encaminhada ao jornal O Globo.

Esses veículos desrespeitam decisão do juiz federal Newton Pereira Ramos Neto, da 6ª Vara de São Luís, proibindo o uso do nome do grupo folclórico como referência da operação policial. Em decisão no julgamento de ação cautelar, o magistrado ressalta que “o referido folguedo popular e seus dirigentes sequer são investigados”. E acrescenta: “Aliás, mesmo que ali fossem investigados, não pareceria jurídica a referida atribuição, que tem inclusive um viés jocoso, diante dos maléficos efeitos morais daí decorrentes antes de uma sentença penal condenatória, até quando se deve prestigiar o cânone constitucional da presunção de inocência”.

Em seu despacho, o juiz determinou, ainda em dezembro do ano passado, a alteração da denominação da operação no prazo de cinco dias, tanto nas capas dos processos quanto nos demais documentos que fizessem referência ao grupo; a publicação de nota de esclarecimento por parte da União, no caso pela Polícia Federal, em jornais de circulação local e nacional, esclarecendo a desvinculação do nome do grupo com a operação; e a aplicação de multa diária de R$ 1 mil, no caso de descumprimento da sua decisão.

A injustificada vinculação do Boi Barrica com a investigação mostra total desrespeito da imprensa sulista com a cultura do Maranhão, que tem sido levada a todo o país e até para o exterior pelos dirigentes e demais integrantes do grupo.

Em sua nota, a Polícia Federal esclareceu que não há qualquer vinculação do grupo folclórico Boi Barrica à investigação veiculada pela imprensa com o referido nome. "Outrossim, informa ainda que tal operação, no âmbito da Polícia Federal,é tratada com o nome Operação FAKTOR", diz o documento.

Para o jornalista Raimundo Garrone, que é corresponde de O Globo no Maranhão, "a injustiça é evidente, já que a brincadeira comandada por José Pereira Godão não é sequer citada ao longo do inquérito, para que pudesse justificar o batismo da operação".

Nenhum comentário: