segunda-feira, 20 de abril de 2009

NOVO GOVERNO: Rosena anuncia time de secretários e sem muitas novidades. Tem médico que vai comandar o Turismo, e um não médico na Saúde

Médico Oftalmologista e ex-prefeito, Thadeu Palácio vai comandar o Turismo e Ricardo Murad (que não é da área da saúde) fica na Secretaria de Saúde.
Foi divulgada na tarde desta segunda-feira, 20, no Salão de Atos do Palácio dos Leões, a maioria dos secretários que integram, a partir de hoje, a equipe de governo de Roseana Sarney. Quase todos os nomes confirmados já eram previstos. As novidades ficaram em torno apenas de Sérgio Tamer, Secretaria de Direitos Humanos, Maria Olindina, interina da Secretaria de Planejamento, e Carlos Trinchão, interino da Secretaria de Fazenda. Apesar de especulados, os nomes para o Iterma e para a Secretaria de Igualdade Racial não foram anunciados.
Após dar a posse aos seus secretários, Roseana Sarney discursou e anunciou vários projetos para o estado, como a volta do programa Primeiro Emprego, a criação da Bolsa Universidade e construção de novos Cefets em diferentes municípios. Ela também se comprometeu a implantar as Zonas de Processamento em São Luís, Bacabeira e Imperatriz, bem como dar andamento com agilidade na documentação necessária para o início da Refinaria de Petróleo da Petrobrás, em Bacabeira. “Estou determinando, agora, que no prazo máximo de 60 dias, os órgãos do meu governo envolvidos com o projeto da refinaria entreguem ao Ministério de Minas e Energia a documentação completa da área escolhida e cumpram todos os demais encargos que o governo cassado não cumpriu, para que possamos começar imediatamente essa obra que irá transformar toda a economia do Maranhão.”.
A governadora também anunciou planos para o Turismo, como a retomada do Plano Maior e do projeto do Aeroporto Internacional de Barreirinhas, que segundo o seu discurso, “Jackson Lago doou para os piauienses de Parnaíba”.
Para a Saúde, Roseana Sarney afirmou que dará um “tratamento de choque”. Recuperará e reequipará os Hospitais Regionais e construirá, até o fim do seu mandato, dois grandes hospitais de alta complexidade em locais estratégicos do Maranhão.
Na área de Ifra-estrutura, a governadora afirmou que por meio do projeto do governo federal Minha Casa, Minha vida, conseguiu junto ao presidente Lula, recursos para a construção de 73 mil moradias no estado. “Para atingirmos essa meta fantástica, convoco os empresários da construção civil, os comerciantes de material de construção, os engenheiros, mestres de obra, os trabalhadores e os prefeitos para darmos as mãos em benefícios de nossa gente”, disse Roseana em seu discurso.
“Em Imperatriz, uma das mais importantes frentes de desenvolvimento do Brasil, o governador cassado inaugurou obras inacabadas, que trazem risco à população. É o caso da ponte sobre o Rio Tocantins, que não tem vias de acesso; as pontes secundárias não foram feitas e nem as alças de desembarque na rodovia Belém-Brasília”, comentou Roseana, avisando que solicitará a todos os seus secretários que façam uma auditoria minuciosa em todos os convênios e contratos realizados.
Ainda durante o seu discurso na solenidade de posse dos secretários, Roseana falou sobre a “farra” que foi feita com telefones celulares na Casa Civil, fato divulgado na manhã desta segunda-feira, no portal de notícias G1. Jackson Lago, de acordo com a governadora, mantinha na casa civil 258 telefones celulares, sem limite de uso, o que significava uma conta mensal de aproximadamente R$ 250 mil, R$ 3 milhões por ano.

Confira os secretários empossados nesta segunda-feira
Segurança - Raimundo Cutrim
Saúde - Ricardo Murad
Educação - César Pires
Casa Civil - João Abreu
Chefe da Assessoria de Projetos Especiais da Casa Civil - Olga Simão
Esportes e Juventude - Roberto Costa
Agricultura e Pesca - Afonso Ribeiro
Turismo - Tadeu Palácio
Mulher - Paulinha Lobão
Infraestrutura - Max Barros
Cidades - Filuca Mendes
Comunicação - Sérgio Macedo
Cultura - Luiz Bulcão
Articulação Política - Hildo Rocha
Brasília - Chiquinho Escórcio
Planejamento - Maria Olindina (interina)
Fazenda - Cláudio Santos Trinchão (interino)
Desenvolvimento do Sul do Maranhão - Ademar de Freitas
Direitos Humanos - Sérgio Tamer
Auditora-Geral do Estado - Maria Helena Oliveira Costa
Meio Ambiente - Washington Rio Branco
Indústria e Comércio - Maurício Macedo
Administração - Luciano Moreira
Procuradoria- Marcos Lobo
Gabinete Militar - Major José Ribamar Vieira
Trabalho e Economia Solidária - José Antônio Heluy
Desenvolvimento Social - Costa Ferreira
Ciência e Tecnologia - Waldir Maranhão
Fazenda - Cláudio Santos Trinchão (interino)
Minas e Energia - Hélio Soares
Detran - José Ribamar Nogueira Lago

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá "Dom Joel Corleone Jacinto": você é realmente um ingênuo. Achar que algum Murad está pensando em "administrar bem" alguma coisa. Eles querem é a "merreca" e, qual secretaria tem mais?
Também é muito ingênuo quem acha que "eles" vão governar até o fim de 2010. O pessoal do TSE já fez a parte dele. Está visivelmente acuado pela mídia nacional e internacional. Não pense que o julgamento da "Moça" vai ser empurrado com a barriga por muito tempo. Quando o sul e o sudetes começam a cobrar, o buraco fica mais embaixo.