sábado, 7 de março de 2009

Crise Mundial empurra 88 mil para o subempego

A crise econômica global já empurrou 88 mil pessoas para o subemprego nas seis principais regiões metropolitanas do país, somente entre os meses de outubro de 2008 e janeiro deste ano. Já são 702 mil trabalhadores "subocupados" no país, isto é, que somente encontram "bicos" para apurar alguma renda, por conta da crise. O levantamento faz parte de reportagem de Pedro Soares, publicada na edição deste domingo na Folha.
Os meses de outubro a janeiro marcam justamente a fase mais aguda da crise financeira mundial. Nesse período, a chamada "subocupação" acumulou alta de 14,2% sobre o total de trabalhadores que já estavam nessa condição (621 mil), de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Pessoas subocupadas são pessoas em buscam aumentar sua carga horária de trabalho, para conseguir uma remuneração maior, mas que só conseguem biscates e serviços de tempo parcial, por causa da crise econômica.
A taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do Brasil avançou para 8,2% em janeiro, acima dos 6,8% verificados no mês anterior, de acordo com a última divulgação do IBGE. A alta de 1,4 ponto percentual na passagem de dezembro para janeiro foi a maior variação para o período desde o início da série histórica da PME (Pesquisa Mensal de Emprego), em 2002.

Nenhum comentário: