sábado, 7 de março de 2009

8 de março: Dia Internacional da Mulher

Nova Iorque, 8 de março de 1857. Dia e cidade em que aproximadamente 130 mulheres foram queimadas dentro da fábrica onde trabalhavam por a terem ocupado. O protesto tinha reivindicações avançadas dada a época em que viviam.
Melhores condições de trabalho. Pediam uma diminuição de 16 horas, que rendia um terço do salário dado aos homens, para 10 horas diárias de trabalho.
Não existem provas de que a história acima seja verdadeira, embora muitos ainda a reproduzam. Foi em 1911 que o Dia da Mulher foi consagrado. Em 25 de março, um incêndio teve início na Triangle Shirtwaist Company, em Nova Iorque. Dos 600 trabalhadores, 146 morreram, dos quais 125 eram mulheres.
O ocorrido marcou o imaginário das mulheres, não à toa, mais de 100 mil pessoas participaram do funeral coletivo.
Na Europa já se discutia a criação de uma jornada anual em comemoração à luta das mulheres trabalhadoras a exemplo das mulheres americanas.
Resultado de toda essa movimentação das mulheres, 1975 foi o ano em que se comemorou o Ano Internacional da Mulher. Em 1977, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu o 8 de março como Dia Internacional da Mulher.
Desde então, neste dia, mulheres e homens saem às ruas para celebrar a memória de tantas conquistas ao longo da história

Nenhum comentário: