domingo, 21 de março de 2010

TELEVISÃO:Ministério Público move ação para Globo explicar Aids no 'BBB'


Ministério Público move ação para Globo explicar Aids no 'BBB'
O Ministério Público pediu à Justiça que determine à Globo a exibição, no "BBB", de esclarecimentos sobre a contração do vírus HIV, conforme orientação do Ministério da Saúde. O pedido foi apresentado ontem, à Justiça Federal em SP, pelo procurador regional dos Direitos dos Cidadãos em SP, Jefferson Dias. É uma liminar. Não há data para apreciação, mas, para que tenha eficácia, é necessário que isso ocorra até o dia 30, o final do "BBB".
A medida é um desdobramento das declarações do "brother" Marcelo Dourado gravadas em2/2 e veiculadas no programa de 9/2. Disse ele: "Hétero não pega Aids [...]. Um homem transmite para outro homem, mas uma mulher não passa para o homem". A orientação ao público deverá durar o dobro do tempo da afirmação de Dourado. Para o procurador, ao optar por exibir a declaração, a Globo prestou "um desserviço para a prevenção da AIDS no Brasil".
Ocaso é alvo de inquérito, no qual Dias investiga a responsabilidade da emissora no episódio e eventual obrigação de reparar prejuízo à saúde pública. Ouvida pelo procurador, a Globo disse que o apresentador Pedro Bial informara ao público que dados sobre como o HIV é transmitido deveriam ser obtidos no site do ministério. Procurada pela coluna, a Globo disse pela assessoria que não se manifestaria pois ainda não fora notificada pela Justiça.

Nenhum comentário: