quarta-feira, 12 de agosto de 2009

EM NOME DE DEUS:Empresas de fachada estariam ligadas à Universal


Igreja desviava dinheiro doado por fiéis para duas empresas, afirma Ministério Público

O Ministério Público afirma que diversos denunciados, relacionados com a Igreja Universal, integram um grupo que supostamente remetia os recursos vindo de doações dos fiéis da igreja para duas empresas de fachada: a Cremo Empreendimentos S/A e a Unimetro Empreendimentos S/A, que pertencem a bispos e outras pessoas ligadas à Universal, estando instaladas em um mesmo endereço, ressaltaram os promotores.

Para os promotores, o dinheiro das doações, em vez de ser utilizado para a manutenção dos cultos, era desviado para atender a interesses particulares dos denunciados, e o Ministério Público afirmou ainda que o esquema garantia que o dinheiro retornasse ao Brasil através de contratos com intermediários que fazem parte do grupo acusado, sendo utilizado na compra de empresas de comunicação.

Apenas em 2004 e 2005, as duas empresas foram responsáveis pela ocultação e dissimulação de mais de R$ 71 milhões. O MP ainda alega que, há dez anos, o grupo utiliza a Igreja Universal para a prática de fraudes, estimando que a Igreja Universal movimente cerca de R$ 1,4 bilhão por ano no Brasil como resultado de doações de fiéis.

Nenhum comentário: