domingo, 19 de julho de 2009

DUAS DICAS DE LEITURA: VIOLÊNCIA E FUTEBOL




VIOLÊNCIA E FUTEBOL

Descrição:
Este livro traz a acumulação de conhecimentos do autor - um dos mais importantes sociólogos pioneiros no estudo do futebol no Brasil -, a serviço do tema da violência e do futebol, e pode fazê-lo de forma a reunir simultaneamente a análide crítica da produção brasileira sobre o assunto e o conhecimento da vasta produção internacional. Uma pesquisa e uma elaboração obrigatórias para quem quiser refletir obre o fenômeno das torcidas organizadas. Importante contribuição para o entendimento do que acontece em torno do futebol.

Editora: Editora FGV Autor: MAURICIO MURAD ISBN: 9788522505999 Origem: Nacional Ano: 2007 Edição: 1 Número de páginas: 196 Acabamento: Brochura Formato: Médio

FUTEBOL E VIOLÊNCIA

Autor: Heloisa Helena Baldy dos Reis
Nº de Páginas: 144 pgs
Nº da Edição: 1ª Edição (2006)
ISBN: 85-7496-161-2
Sinopse
Não é de hoje que a violência nos grandes centros urbanos saiu das ruas para invadir, também, os estádios de futebol.

Fenômeno complexo que mistura fanatismo com desesperança, perda de identidade e válvulas de escape, torcidas adversárias passaram a se tratar como inimigas e a tornar impossível a coexistência pacífica.

Soluções já foram encontradas de certa maneira em alguns países pelo mundo afora, já que o problema não é monopólio nacional. Soluções as mais diversas também já foram propostas no Brasil, nem sempre por quem está mais habilitado para tal. Autoridades até há que se aproveitam dos conflitos para ter seus quinze minutos de fama. E jornalistas, como o abaixo-assinado, muitas vezes simplificam a questão, ao se deixarem levar pelo horror impressionista de certas cenas, que incluem mortes nos estádios.

Felizmente, a violência das torcidas invadiu, ainda, e agora no bom sentido, a universidade. Pode ser o começo de seu fim, porque é certamente o ambiente mais capaz de olhar de maneira adequada para o fenômeno. É isso que faz, aqui, Heloisa Helena Baldy dos Reis, que reúne títulos e experiências suficientes para contribuir de maneira decisiva na solução de uma questão fartamente responsável pelo esvaziamento dos estádios brasileiros, segundo as pesquisas demonstram.

Nenhum comentário: