sábado, 30 de maio de 2009

SÃO JOÃO MANDOU CHAMAR!

Prefeitura de São Luís faz Abertura Oficial da Temporada Junina 2009
São Luís é um cenário vivo de dezenas de manifestações culturais, cheias de tradições que se renovam a cada ano. Resultado da mistura de brancos, índios e negros que teceram aqui uma cultura que se traduz em arte, devoção e muita festa. Essas influências se perpetuaram em ritmos, cores, sons, sabores e magias que só aqui podem ser encontrados.

Durante o mês de junho a cidade se transforma em um grande arraial. E, é na Praça Maria Aragão que o grande espetáculo acontece. Com o tema: “A Capital Brasileira da Cultura festeja a sua diversidade”, a Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FUNC), fará a abertura oficial da temporada junina 2009, neste domingo (31) na Praça Maria Aragão, a partir das 18 horas.

A programação diversificada e recheada de atrações traz na abertura a apresentação de cinco grupos de Tambor de Crioula. Logo em seguida teremos:
19h - Cacuriá de Dona Teté
20h – Boi de Nina Rodrigues (Orquestra)
21h - Boi Pirilampo (Alternativo)
22h - Show de Pepê Júnior
23h - Boi de Morros (Orquestra)
00h - Boi de Santa Fé (Baixada)

Para a realização da Temporada Junina a FUNC age em parceria com outros organismos públicos, como a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Limpel, Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Juizado de Menores, Cemar etc.

PRÉ-TEMPORADA JUNINA - Os preparativos para o São João começaram ainda em abril com o primeiro encontro com grupos e entidades folclóricas para a apresentação de propostas e inovações para o período junino. Uma delas foi a realização de ensaios durante todos os finais de semana do mês de maio, onde a FUNC disponibilizou o espaço da Praça Maria Aragão, palco, som com gerador, iluminação, banheiros, segurança através da Guarda Municipal e da Polícia Militar, e duas barracas para comercialização de bebidas e alimentos.

Outra providência tomada pela FUNC, por meio de sua Coordenação de Eventos, foi o recadastramento dos grupos folclóricos e artistas. “Isso possibilitou a atualização do banco de dados e uma dinâmica maior na montagem da programação do São João”, explica o coordenador de eventos, Fernando Oliveira.
Ao todo foram 426 grupos recadastrados e 43 novos cadastros, como segue explicitado abaixo. Aproximadamente 271 grupos não se recadastraram. Todos os recadastrados estarão contemplados na programação da Praça Maria Aragão e nos arraiais parceiros da Fundação.

Nenhum comentário: