terça-feira, 14 de abril de 2009

SUBORNO NO FUTEBOL: Zagueiro Jean, da Ponte Preta é acusado de ter facilitado vitória do Santos, por uma oferta de R$ 20 mil

Babados e fortes nos bastidores do futebol paulista. E mais uma vez em cena denúncias de subornos. Desta vez não tem os 'homens de preto' (arbitros), mas um jogador, o zagueiro catarinense Jean, da Ponte Preta. Vejam os detalhes na matéria abaixo:
Manuel da Lupa, presidente da Portuguesa, o zagueiro Jean, da Ponte Preta, e a testemunha Fernando Oliveira Mendes estiveram nesta terça-feira no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), em São Paulo, para depor no caso da denúncia de suborno no Campeonato Paulista.
Na semana passada, o presidente da Portuguesa divulgou publicamente a denúncia de que Jean (foto) teria recebido oferta de R$ 20 mil para facilitar a vida do Santos na partida diante da Ponte Preta, válida pela última rodada da fase de classificação do Paulistão.
Jean fez um pênalti aos 43 minutos do segundo tempo, que originou o gol da vitória do Santos no jogo realizado em 5 de abril, resultado que tirou a Portuguesa das semifinais do campeonato. Dois dias depois, a diretoria da Lusa divulgou a denúncia de suborno.
Nesta terça-feira, no depoimento no TJD, Manuel da Lupa negou ter feito qualquer acusação. "Não fiz denúncia contra ninguém. Apenas relatei o que ouvi", disse o presidente da Portuguesa, explicando ter divulgado a denúncia feita por duas testemunhas que o procuraram.
Uma das testemunhas é justamente Fernando Oliveira Mendes, que também prestou depoimento nesta terça-feira - a outra é Silvio Filgueiras. Eles contaram, em Boletim de Ocorrência registrado na polícia, que o empresário Izildo Antonio Batista teria admitido o suborno.
Em entrevista coletiva realizada na semana passada, Izildo garantiu que a conversa sobre o suposto suborno foi apenas uma "brincadeira" de torcedor. Enquanto isso, Jean alegou inocência, explicando que nunca recebeu qualquer oferta desse tipo na carreira.
Após seu depoimento desta terça-feira no TJD, Jean voltou a pedir punição para quem o acusou. "Eu quero justiça e que as pessoas sejam culpadas. Para falar, tem de ter provas, e não dizer mentiras em rede nacional", desabafou o zagueiro da Ponte Preta.
O procurador-geral do TJD, Antonio Carlos Meccia, explicou que os depoimentos serão analisados antes de se tomar uma decisão sobre o processo. "Isso foi uma palhaçada. Maculou minha imagem e prejudicou minha carreira. Vou provar minha inocência", prometeu Jean.

Nenhum comentário: