domingo, 26 de abril de 2009

A OMS alerta para "potencial pandêmico" de gripe suína

Surto, que já deixou 20 mortos no México, é "evento de preocupação internacional"
Organização pede aumento de vigilância; EUA dizem não ser possível conter vírus e governo mexicano permite o isolamento de pacientes
A OMS (Organização Mundial de Saúde) afirmou neste sábado (25) que o surto de gripe suína que deixou ao menos 20 mortos no México tem potencial para se tornar uma pandemia e disse se tratar de uma "emergência de saúde pública" e um "evento de preocupação internacional"."O vírus tem claramente um potencial pandêmico porque está infectando as pessoas", declarou a diretora-geral da OMS, Margaret Chan. A organização, que realizou ontem reunião de emergência com especialistas para avaliar os riscos do surto, pediu ainda que os países aumentem a vigilância para eventuais casos suspeitos de gripe.A designação da gripe suína como de "potencial pandêmico" significa que o surto pode se espalhar por outros países e até mesmo por outros continentes.O alerta global do vírus, porém, se encontra ainda na fase três, o que significa que não há risco -ou o risco é limitado- de propagação entre pessoas.O governo mexicano emitiu decreto ontem que permite o isolamento de pacientes suspeitos de terem contraído o vírus, inspecionar residências e controlar entradas e saídas de pessoas do país. Já a Prefeitura da Cidade do México cancelou todos os eventos públicos durante os próximos dez dias.Nos EUA, o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) disse que não tem como conter o vírus. Ontem o Estado do Kansas confirmou dois casos da gripe, aumentando para 11 o número de infectados no país -embora nenhum tenha morrido. O CDC diz que é esperado o surgimento de novos casos no país nos próximos dias.A Prefeitura de Nova York disse ontem que oito estudantes de uma escola da cidade estão com um vírus similar ao da gripe suína. Eles ainda serão submetidos a novos exames.Embora o México tenha confirmado a morte de 20 pessoas pela gripe, o número pode chegar a 68. No total, mais de mil casos estão sendo investigados.Desde sexta as aulas estão suspensas por tempo indeterminado, e museus e bibliotecas, fechados. O governo pediu que quem apresentasse sintomas de gripe não saísse de casa.A maioria dos mexicanos mortos por esse novo vírus é jovem e saudável. O fato preocupa porque tradicionalmente surtos simples têm como principais vítimas idosos e crianças, enquanto grandes epidemias atingem a faixa de menor risco.O vírus que agia nos porcos provavelmente sofreu mutações e acabou sendo transmitido para humanos. Trata-se de vírus de gripe A, designado como H1N1, que tem DNA de vírus aviários, suínos e humanos.
No Brasil - O Ministério da Saúde anunciou, em nota, que acionou o Gabinete Permanente de Emergência para avaliar diariamente a evolução dos casos.
Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário: